quinta-feira, 7 de março de 2013

COREIA DO NORTE AMEAÇA EUA COM "ATAQUE NUCLEAR PREVENTIVO"


Coreia do Norte (Foto: Getty Images)
Coreia do Norte voltou a fazer ameaças aos Estados Unidos. O país subiu o tom sugerindo que poderia fazer um “ataque nuclear preventivo” em resposta aos testes atômicos feitos pelos norte-americanos.
“Como os Estados Unidos estão a ponto de iniciar uma guerra atômica, vamos exercer nosso direito de um ataque nuclear preventivo contra o quartel-general do agressor para proteger nosso supremo interesse", indicou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em comunicado divulgado pela agência estatal "KCNA".
Analistas políticos não acreditam que a Coreia do Norte tenha tecnologia suficientemente avançada para lançar um míssil com capacidade nuclear nos EUA a curto ou médio prazo, por isso o desafio se insere mais na habitual retórica belicista do país. No entanto, no final do ano passado, o país sul-coreano disse possuir projéteis capazes de alcançar o território norte-americano. "Estamos bem preparados para resistir a ataques nucleares dos EUA e de seus aliados", afirmou o regime de Kim Jong-un. Em setembro de 2012, a Coreia do Norte afirmou na Organizações das Nações Unidas (ONU) que só a sua "paciência" e a sua "dissuasão" puderam evitar até agora uma guerra nuclear contra os EUA, mas advertiu que essa situação tem "limites".
O Ministério da Defesa sul-coreano afirmou hoje que a Coreia do Norte prepara exercícios militares em "grande escala" para a próxima semana, enquanto realiza testes de suas forças de terra, mar e ar.
Os EUA mantêm cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul e se compromete a defender seu aliado em caso de agressão. A Guerra da Coreia acabou com um armistício que nunca foi substituído por um acordo final de paz.
Fonte: http://epocanegocios.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário