segunda-feira, 18 de junho de 2012

"A reconciliação cura e liberta", afirma Cardeal no Congresso Eucarístico de Dublin


Dublin (Segunda-feira, 18-06-2012, Gaudium Press) No Congresso eucarístico internacional de Dublin, na quinta feira, 14, o tema do dia foi a "Reconciliação da nossa comunhão".
Em todo o dia milhares de pessoas dirigiram-se à sala da adoração. Ali, ininterruptamente, foi possível ser atendido por um sacerdote. Até altas horas da madrugada, enquanto o Congresso continuava no Youth Centre, um total de catorze mil pessoas procuraram as várias centenas de sacerdotes que presentes afim de serem ouvidas em confissão.
O Cardeal presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz", Dom Peter Kodwo Appiah Turkson, celebrou a liturgia da reconciliação pela manhã.Na homilia, a reflexão do Cardeal foi um convite aos fiéis para manterem o coração aberto.
Dom Peter Kodwo Appiah Turkson.jpg
Cardeal Dom Peter Kodwo Appiah Turkson

A catequese de Dom Turkson foi um testemunho, uma narração de histórias extraordinárias de perdão.
Uma dessas histórias impressionou a todos. Trata-se daquela que dizia respeito a uma mulher sobrevivente do violento genocídio acontecido em Ruanda, em 1994.
Uma boa parte da família dessa mulher foi assassinada na ocasião. Para ela isso trouxe muita dor e sofrimento. O trauma sofrido parecia indefinidamente incurável.
Porém, aconteceu que, através de um grupo católico que desempenhava o seu trabalho nos cárceres ruandeses, ela acabou por encontrar-se com o mesmo homem que havia assassinado seu pai.
Foi um momento difícil, sem dúvida, mas foi também um momento de graças, um momento de ação divina nos corações. E nesse momento de atuação da graça, ela perdoou o assassino de seu próprio pai.
A mulher e o perdoado choraram e ele disse: "Agora a justiça pode continuar o seu percurso, e até condenar-me à morte, porque finalmente estou livre".
Nesse momento da homilia, o purpurado dirigiu-se de maneira direta aos fiéis convidando-os a interrogar-se profundamente: "Poderia esta ser também a minha história?".
Foi também a ocasião para o Cardeal tirar do fato uma lição. Com efeito, tanto faz tratar-se do culpado, ou tratar-se da vítima; qualquer um que se encontre aprisionado pelo pecado ou pela incapacidade de perdoar, não está livre, mostrou ele.
Por isso, o cardeal Turkson convidou todos a seguirem o exemplo de São Paulo, que "sabia alegrar-se até nas situações mais difíceis, por causa da sua convicção firme acerca da presença do Senhor". (JS)
Com Informações do L'Osservatório Romano.

Sacerdote peruano desenvolve site com técnicas para dirigir uma homilia


Roma (Segunda-feira, 18-06-2012, Gaudium PressO sacerdote peruano e oficial da Pontifícia Comissão para a América Latina, Padre José Ignacio Tola Claux, desenvolveu um site com técnicas e conselhos práticos para dirigir uma homilia ou oratória sagrada. O "Arte de predicar" ("Arte de pregar", em espanhol) já está funcionando e seu endereço é: artedepredicar.com.
c9b002fe1bb0320831a8ae78670fdb6f_XL.jpg
São João Crisóstomo é um dos pregadores cuja biografia foi contemplada no site
O sacerdote conta que a ideia de criar está página web veio de sua própria necessidade de aprender, "ao me dar conta, de maneira clara, que a homilética é uma arte que requer preparação e disciplina", disse.
Padre José Ignácio lamenta também que a oratória sacerdotal tenha perdido importância na etapa formativa. "Hoje em dia, apesar do desenvolvimento existente no mundo das comunicações, os sacerdotes não se formam para 'saber comunicar" e é algo que muitas vezes se aprende no decorrer dos acontecimentos, com resultados escassos", disse.
A página é voltada especialmente para sacerdotes e seminaristas, mas também pode ser aproveitada por todos os interessados em aprender a dirigir uma mensagem pública "com convicção, eficácia e formas e linguagens adequadas aos ouvintes, já que muitas das recomendações que se aplicam podem ser empregada em qualquer outro campo da comunicação", afirma Padre José Ignácio.
O site conta com diversas seções, entre as quais uma dedicada a pregadores como Frei Antonio de Montesinos e São João Crisóstosmo, outra à carta redigida pelo Papa Bento XVI. Há espaço também para sermões, homilias, artigos, um link de áudio e video e um Anedotário.(BD/JS)
Com informações da EWTN notícias

Número de sacerdotes aumenta em uma década


sacerdotes_em_roma.jpg
Somente em 2011, 460 sacerdotes solicitaram sua
reintegração ao ministério religioso.

Bari (Segunda-feira, 18-06-2012, Gaudium Press)
 Entre os anos 2000 e 2010 o número de sacerdotes diocesanos e religiosos aumentou, passando de 405 mil para 413 mil, declarou neste final de semana o diretor do Setor Estatístico do Vaticano, Monsenhor Vittorio Formenti. O sacerdote fez esta declaração enquanto participava do encontro italiano Serra Internacional - associação de leigos que apoia as vocações sacerdotais - em Bari, na Itália.
Monsenhor Formenti informou ainda que, além destes sacerdotes e religiosos, existem em toda a Igreja mais de 35 mil diáconos permanentes, situados em sua maioria, nos Estados Unidos, no Canadá e na América Latina.
Fornecendo mais número alentadores para a Igreja Católica, o diretor do Setor Estatístico do Vaticano declarou que somente em 2011, 460 sacerdotes solicitaram sua reintegração ao ministério religioso.
Ao fim de seu pronunciamento, Mons. Formenti deixou claro que os números mostram um crescimento lento, porém constante.
Com informações da Rádio Vaticano.

EUA: Eu construí o primeiro edifício a sobreviver ao apocalipse subterrânea


_N_13-06-12-23-48-56
Entre um e dois milhões de custo dos apartamentos do "Condomínio Survival", em Kansas, EUA.

Em Kansas, Estados Unidos, é o primeiro edifício subterrâneo condomínio, criado com o propósito de salvar o seu povo para quando o apocalipse.
"Condo Survival" é o nome do complexo de apartamentos de luxo em terras que está a tomar forma em que era um tanque de mísseis antigos.
Até agora, este condomínio particular tem quatro futuros moradores e segurados, cuja identidade é desconhecida, embora tenha sido revelado que pagou cerca de 700 mil dólares para suas casas, mas que querem comprar uma casa agora deve pagar um mínimo de $ 1 milhão Departamento para 1 ou 2 quartos com capacidade de 3 a 5 pessoas, enquanto que para um apartamento com três quartos e dois banheiros (6 a 10 pessoas), você deve pagar de R $ 2 milhões.
Todos os apartamentos têm TV de tela LED com conexão via satélite, Internet, cozinha totalmente equipada, iluminação de emergência, jacuzzi, acesso automatizado, câmeras de segurança, interfones, central de monitoramento do clima, detectores de fumaça, as janelas que simulam externas, fechaduras biométricas, elevadores e escadas.
Os criadores do projeto dizem que além de ter todas as comodidades e condições de vida de cinco anos sem pavimentação, o condomínio é capaz de resistir a ataques terroristas, ataques nucleares e pandemias, e até mesmo um completo desastre ecológico.
Se você está pensando em comprar um desses bunker de casas, a ser decidido em breve. De acordo com seus proprietários, poucos departamentos que estão disponíveis ao público, mais uma vez que já estão em processo de compra ou pré-acordos.
Fontes: The Third

Polícia Civil encontra documentos do Mensalão do DEM escondidos em igreja evangélica


Polícia Civil encontra documentos do Mensalão do DEM escondidos em igreja evangélica
Seguindo com a Operação Hufini, a Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu com um mandato de busca e apreensão na Igreja Tabernáculo do Evangelho de Jesus, no Recando das Almas, onde documentos e computadores estavam escondidos.
A operação dá continuidade ao processo que investiga o caso que ficou chamado de “Mensalão do DEM” que resultou na prisão do ex-deputado distrital Júnior Brunelli que é pastor evangélico e que ficou conhecido como o autor da oração da propina.
A polícia chegou à igreja após receber denúncias anônimas, nesse material encontrado pode conter provas da lavagem de dinheiro praticada pelo ex-deputado que recentemente foi condenado a devolver R$400 mil aos cofres públicos.
O Mensalão do DEM é o esquema de distribuição de propina realizado pelo governo do então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, denunciado por Durval Barbosa que também estava envolvido no esquema, mas resolveu entregar seus comparsas para se valer da delação premiada.
Os acusados desse processo envolvem assessores, deputados e empresários do DF que foram indiciados por diversos crimes como formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.
Com informações Terra

A MOEDA ÚNICA MUNDIAL É UMA UTOPIA ?



Não, ela está há um passo de ser implantada, 
assim como todos os demais objetivos da Nova Ordem Mundial.
“Este é o símbolo da nossa unidade e do nosso desejo de resolver os problemas 
em conjunto. (…) Aqui está ela. Podem vê-la e tocá-la”, disse o presidente da Rússia Dmitri 
Medvedev ao apresentar aos jornalistas a amostra da nova moeda global, durante uma 
conferência de imprensa em L’Aquila (Itália), após a cimeira das nações que integram o 
Grupo dos Oito (G8).
A agência russa RIA Novosti  apresentou-a como o “exemplo” de “uma possível 
moeda global”. Por seu turno, a agência financeira norte-americana Bloomberg, referiu que 
a amostra ostenta a frase “unidade na diversidade”, foi cunhada na Bélgica e apresentada 
aos líderes do G8 pelo presidente russo durante a cimeira.
Medvedev esclareceu que a nova moeda será usada como meio de pagamento 
pelos cidadãos de todos os países do mundo e descreveu-a como a “futura moeda única mundial”. “Penso que é um bom sinal de que percebemos a nossa interdependência”, 
precisou.
As principais economias emergentes do mundo, sob a liderança da China e da 
Rússia, têm apelado repetidamente nos últimos meses para a necessidade de ser criada 
uma nova reserva monetária mundial que substitua o dólar e ponha fim à dominância 
financeira mundial dos Estados Unidos, desde 1944, data da assinatura do acordo  de 
Bretton Woods.
A iniciativa de Medvedev pode ser entendida como um inteligente golpe de relações 
públicas destinado a dizer às principais potências mundiais que, apesar da sua resistência e 
cepticismo, os países emergentes, produtores de quase metade do PIB mundial, estão 
decididos a impor aos países ricos novas regras de governança das finanças globais.
MRA Alliance/Agências
Fonte: http://www.futureworldcurrency.com/

Cartunista recria Jesus como astro punk ateu; religiosos protestam


17.06.2012 - O cartunista Sean Gordon Murphy, 31, lançará em julho nos Estados Unidos, com tradução prevista para o português, a minissérie Punk Rock Jesus, que tem sido criticada por líderes religiosos e fiéis por causa do seu enredo: o filho de Deus é um jovem revoltado que se declara ateu e cria uma banda de rock punk. Murphy foi até ameaçado de morte pela internet.
Punk Rock Jesus
A estória ocorre no futuro, mas com ingredientes de hoje e do passado. Uma rede de TV encomenda a clonagem de Jesus a partir do Santo Sudário, o manto que, dizem os crentes, o envolveu em seu martírio.
A TV “ressuscita” o Messias para que ele protagonize um reality show. Mas Jesus fica chateado com os produtores do programa porque excluíram a participação de sua mãe — com ela, a audiência caia. Jesus fica furioso, revela em transmissão nacional que na verdade é ateu e abandona o estúdio para se dedicar a sua banda de rock punk The Flack Jackets.
O Messias é acompanhado por Gwen, uma garota que tinha sido escolhida pela TV para lhe gerar um filho, e por um ex-membro do IRA (católico fanático) que assume a missão de seu guarda-costas. É esse personagem que conta a estória nos quadrinhos.
Murphy é um talentoso quadrinista. Já desenhou aventuras de personagens como "Batman" e "Vampiro Americano". É autor de minisséries como “Hellblazer: Cidade dos Demônios".
Editado pela Vertigo, Punk Rock Jesus terá cinco edições em preto-e-branco, mas poderá ter versões coloridas. O enredo e o texto são de Murphy.
Ele comparou a reação de religiosos a esse seu trabalho aos artistas que são acusados em países mulçumanos de desrespeitar Maomé.
"Sou taxado de controverso porque a maioria dos cartunistas evita falar de religião, mas não podemos deixar que o conservadorismo nos impeça de tocar nesses assuntos”, disse ele a Douglas Gavras, que é colaborador da Folha de S.Paulo. “Desenho para quebrar tabus."
Fonte: http://www.paulopes.com.br/

Sinal dos Tempos: Padre abençoa fiéis pelo Facebook em Nova Petrópolis, no RS



18.06.2012 - O município de Nova Petrópolis, na Serra do Rio Grande do Sul, abriga desde 2010 um padre que chama a atenção da comunidade pela forma inovadora de abençoar os fiéis. A graça de Ari Antônio da Silva, de 62 anos, é compartilhada, curtida e comentada por quase 5 mil pessoas no seu perfil no Facebook que, por algum motivo, não podem frequentar a Paróquia São Lourenço Mártir, onde o sacerdote profere diariamente seus sermões.
Padre Ari abençoa pelo Facebook, recomenda livros como penitência e distribui balas para as crianças (Foto: Juan Barbosa/Agência RBS)Padre Ari abençoa pelo Facebook, recomenda livros como penitência e ainda distribui balas para as crianças
(Foto: Juan Barbosa/Agência RBS
A idade avançada não dificulta a bênção cibernética, garante Ari. A sua popularidade com os fiéis aumenta cada vez mais e o padre não descarta criar outro perfil para atender a crescente demanda. "Acho muito interessante. Nunca vi nada demais nisso, mas ultimamente se tornou uma novidade por aqui. A Igreja Católica está se adaptando a esses novos estilos. Acho que é muito importante, embora também seja muito criticado por essa atitude. Mas não posso deixar de atender as pessoas. Todos me falam para criar outro perfil e sempre me pedem: 'a bênção padre'. E eu sempre respondo: 'Que Deus abençoe a ti e a toda sua família", detalha ao G1 Ari, o padre moderno.
Com a igreja sempre lotada e sem falsa modéstia, ele comemora o sucesso da suas missas. "Eu sou muito conhecido aqui na região. Vivo aqui há mais de 35 anos. Mesmo que eu abençoe alguns fiéis pela internet, acho que isso não distancia as pessoas da minha paróquia. Na verdade, os fiéis aumentam cada vez mais, minha paróquia está sempre lotada".
E o espírito inovador do padre Ari não para no Facebook. As tradicionais penitências com orações não são recomendadas por ele. "Eu sempre digo para os penitentes lerem livros sobre religião e espiritualidade. Quanto mais as pessoas leem, mais próximas elas ficam da sabedoria. Deixo o Pai Nosso e a Ave Maria para a minha missa", brinca. Além de comandar a igreja em Nova Petrópolis, Ari também escreve num jornal, é doutor em filosofia pela Universidade de Salamanca, a mais antiga da Espanha, e autor de diversos livros sobre religiosidade.
Mas a popularidade do padre é mais alta entre as crianças. Ele distribui balas de menta ao final de cada missa. "As crianças ficam encantadas e acabam trazendo os pais juntos. E o Facebook me ajuda muito porque elas também adoram a internet, não é? A minha mensagem sempre se espalha rapidamente. Por isso que eu digo que minha paróquia está sempre lotada, faça chuva, faça sol", completa o padre Ari.
A modernização da Igreja Católica foi pauta da 18ª Semana Teológica que ocorreu nesta semana em Caxias do Sul, na Serra.
Fonte: G1

Exercício da homossexualidade é contrário à natureza do homem, afirma Arcebispo peruano

LIMA, 03 Mai. 12 / 04:47 pm (ACI/EWTN Noticias)
Dom Javier Del Río
O Arcebispo de Arequipa, no sul do Peru, Dom Javier Del Río, afirmou que embora a Igreja não condene a homossexualidade, os atos homossexuais são contrários à própria natureza do ser humano.

Em entrevista ao jornal peruano La Republica, Dom Del Río explicou que essa é a razão pela qual a Igreja não está de acordo que se promova a atividade homossexual.

"É uma orientação que não vai com sua própria natureza humana. Recordemos que a sexualidade não é somente um tema de genitalidade, a sexualidade abrange todo o ser humano, o ser humano todo ele é varão e todo ela é mulher".

Dom Del Río assinalou que muitas vezes o que se promove, e o que a Igreja critica, é "que as pessoas que têm natureza humana de homem tenham uma atração sexual por pessoas do mesmo sexo, promove-se isto em lugar de ajudá-los a responder à sua verdadeira natureza humana".

O Prelado explicou que todos os seres humanos têm dignidade pelo fato de serem pessoas. "Por isso merecem todo nosso respeito e o respeito de toda a população, independentemente de que pessoas fisicamente eles são, ou que tenham alguma deficiência física ou mental".

"O mesmo podemos dizer de uma pessoa com diferente orientação sexual, credo, raça, situação social, etc.".

O Arcebispo de Arequipa sublinhou em sua entrevista que a Associação de Psicólogos Católicos da Itália assinalou que "quando a mudança de orientação sexual não tem uma raiz orgânica é factível retornar".

Dom Del Río também responsabilizou pela promoção do estilo de vida gay a "muitas ONGs, organismos internacionais com muito poder político e econômico, além de muitos departamentos de Nações Unidas (ONU) que promovem a homossexualidade, o aborto, e cujos líderes não são homossexuais, mas o promovem".

Diante disto, de acordo ao Prelado, a Igreja por uma parte exorta as pessoas a que procurem que "sua opção sexual corresponda à totalidade de sua natureza".

"Não obstante, se houver pessoas que não querem ou preferem manter-se com esta orientação, nós os convidamos a não exercer a homossexualidade e manter-se no celibato porque o primeiro vai contra sua própria natureza”, recordando que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, “sempre foram chamadas relações contranatura".

Dom Del Río remarcou que "a Igreja respeita os homossexuais, e ama uma pessoa com orientação homossexual assim como ama uma pessoa com orientação heterossexual".

"Dentro de grupos da Igreja há muitas pessoas que tiveram uma atividade homossexual e que logo recuperaram a sexualidade, tal e como foi brindada pela natureza. Estão dentro dos grupos paroquiais e novos movimentos".

O Arcebispo peruano indicou que em todo mundo a Igreja tem cursos e consultores para que pessoas com estas tendências recuperem “a orientação sexual dada pela natureza e não a oferecida pelas circunstâncias sociais".