Gates, disse recentemente à revista Newsweek que as freiras da Academia das Ursulinas de Dallas, onde uma vez frequentou a escola, ficaram encantados ao ouvir sobre seus planos para iniciar uma campanha anticoncepcional global e em contato com ela para lhe dizer: "Nós somos todos por você.Sabemos que esta é uma questão difícil de falar, mas estamos absolutamente acreditar que você está vivendo sob os valores católicos ".
Melinda Gates falando na conversa TedxChange.
"Foi tão gratificante", disse Gates do telefonema, que ela diz que as freiras Ursulinas feito para seu quarto de hotel em Berlim, onde ela tinha acabado de anunciar suas intenções em uma conferência TEDxChange no início de abril.
Em uma declaração sobre o assunto emitido ontem a "funcionários, pais, alunos, alunas, e outros membros da nossa comunidade escolar" e obtido por LifeSiteNews.com, presidente da Academia, Margaret Ann Moser diz que as freiras são "orgulhosas de Melinda Gates, sua dedicação à justiça social,  e o grande trabalho da Fundação Bill & Melinda Gates Foundation. "
"Melinda Gates tem consciência, e age sobre suas crenças como um cidadão preocupado com o nosso mundo", acrescenta Moser, explicando: "A missão da Academia das Ursulinas de Dallas é educar jovens para tal liderança".
Embora afirmando que "Ursuline está comprometida com os ensinamentos morais e doutrinários da Igreja Católica" e reconhecendo que "crenças Melinda sobre controle de natalidade são diferentes daqueles da Igreja Católica," as irmãs, no entanto dizem que "respeitar seu direito" para "falar de sua pesquisa e experiência do mundo em que vivemos "
As freiras não abordam afirmação de Gates de que endossou sua campanha anticoncepcional. Uma porta-voz da Academia das Ursulinas de Dallas disse para LifeSiteNews.com que "Ursuline Academy não está participando de entrevistas ou de discussão de outras observações a Sra. Gates ou a declaração. A declaração em anexo é a extensão do comentário das Ursulinas, neste momento. "
Como LifeSiteNews.com nesta terça-feira , Gates diz que seu objetivo é fazer com que os contraceptivos disponíveis para 120 milhões de mulheres em 2020, com um orçamento de US $ 4 bilhões.
O anticoncepcional injetável favorecido pela Fundação Gates é Depo-Provera, que podem causar abortos precoces , evitando um zigoto recém-concebido de se fixar na parede uterina. Também está associada com vários perigosas condições médicas, incluindo a perda óssea, aumento do risco de coágulos sanguíneos, câncer de mama, câncer cervical, aumento da susceptibilidade herpes, perda de memória e outras doenças, muitas das quais são reconhecidas pela Food and Drug Administration EUA.
Em sua entrevista a revista Newsweek e no seu discurso de Abril, a conferência TEDxChange, Gates afirmou que as mulheres em África estão clamando para ser injetado com drogas anticoncepcionais.Ela também diz que quer desenvolver uma classe de não-hormonais implantes contraceptivos que residem permanentemente no corpo da mulher e pode ser ativado e desativado na vontade. Ela nega que ela esteja envolvido no controle da população e afirma que sua agenda não tem nada a ver com aborto.
Quando o entrevistador na conferência de Berlim TEDxChange perguntou Gates, se as freiras Ursulinas "? Vão ficar horrorizadas, ou elas estão torcendo por você" a respeito de sua campanha, Gates respondeu: "Bem, eu sei que elas vão ver a conversa da TED, porque elas sabem que eu estou fazendo isso, e eu pretendo enviar-lhes. E, você sabe, as freiras que me ensinavam eram incrivelmente progressista ".