sábado, 8 de dezembro de 2012

Eslováquia resiste e não retira auréolas dos Santos Cirilo e Metódio impressas nas moedas.



Resistindo a pressão da Comissão Europeia, o Banco Nacional da Eslováquia e a maioria da oposição a Eslováquia votou para que se mantenha o desenho original da moeda comemorativa da evangelização da Grande Morávia pelos dois irmãos e santos Cirilo e Metódio, grandes evangelizadores e construtores da cultura dos países eslavos.


Em 2013 a Eslováquia celebrará um grande jubileu pelo 1150º aniversário do início da missão na Grande Morávia dos santos e irmãos, Cirilo e Metódio.

Por esta razão, em maio de 2012, o Banco Nacional Eslovaco (NBS), anunciou um concurso público para o desenho da moeda comemorativa de 2 euros. Um total de 22 desenhos de 13 artistas foram admitidos e o resultado foi divulgado em junho pelo Comitê de Governo do NBS para a avaliação dos desenhos de moedas do euro da Eslováquia.

O primeiro prêmio foi dado a Miroslav Hric. Seu desenho representa os dois santos e entre ambos, em primeiro plano, uma dupla cruz–símbolo da Eslováquia–, que representa a importância de sua missão, que ajudou a assegurar a plena soberania e legitimidade da região da Grande Morávia como o primeiro Estado eslavo no centro da Europa.

A figura de São Cirilo levando um livro simboliza a educação e a Fé, enquanto que São Metódio aparece junto a uma igreja que simboliza a Fé e a Cristandade institucional.

Entretanto, o desenho original estava por ser modificado retirando as auréolas de santidade de suas cabeças e as cruzes de suas túnicas porque a Comissão Europeia e “alguns países” pediram à Eslováquia “eliminar alguns símbolos da moeda para cumprir com o princípio de neutralidade religiosa”.

Ao tomar conhecimento desta censura a Conferência Episcopal de Eslováquia emitiu um comunicado no qual não hesitou em utilizar a palavra “vergonha”: “a renúncia dos atributos chave relacionados conceitualmente com os santos Cirilo e Metódio, demonstra a falta de respeito pela tradição cristã da Europa”, comentou indignado o padre Jozef Kovaczik, porta-voz da Igreja na Eslováquia.

O comunicado acrescentou que a Igreja nesse país europeu ficou sabendo da retirada dos dois símbolos cristãos das moedas de 2 euros através dos meios de comunicação.

“Em 1988, antes da ‘Revolução de Veludo’, os fiéis da Eslováquia arriscaram suas vidas, pregando a doutrina dos dois santos. Realmente vivemos em um estado de direito, ou em um sistema totalitário, que nos dita que atributos podemos utilizar”, afirmava o sacerdote asseverando que a Eslováquia é um país católico.

Os santos Cirilo e Metódio são os evangelizadores do mundo eslavo e são além disso considerados “isoapóstolos” pelos cristãos ortodoxos. O Beato João Paulo II os nomeou Co-Padroeiros da Europa em 1980. Foram também sinal visível da união de toda a Igreja, Oriente e Ocidente.

Os santos inventaram o alfabeto glagolítico (cirílico) para traduzir a Bíblia e convertê-la em um grande meio de evangelização. É por São Cirilo que o alfabeto que usam algumas línguas eslavas, tem este nome.
Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio

Identidade e pluralismo: a missão da PUC. Fala-nos Dom Odílo Scherer.




Identidade e pluralismo: a missão da PUC-
Folha SP – 7/12/12
Dom Odilo Pedro Scherer- cardeal Arcebispo de São Paulo
Não dissimulo o empenho para ressaltar a identidade católica da PUC. O mundo parece esquecer Deus, mas vida e dignidade da mulher são valores inegociáveis
A Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) esteve em evidência na imprensa nos últimos dias, em função da recente nomeação da professora Anna Maria Marques Cintra como reitora da instituição. Quero, pois, esclarecer o papel e a preocupação da Igreja Católica, presente na gestão de uma universidade.
Antes, porém, reitero que a nomeação está de acordo com a norma da universidade. Escolhi a reitora entre os candidatos da lista tríplice organizada e encaminhada a mim pelo Conselho Superior da Universidade, como estabelece o estatuto da PUC-SP.
Há quem considere que a PUC-SP cumpriria melhor o seu papel sendo uma universidade laica, desvinculada da Igreja. Isso, porém, não seria coerente com a natureza de nossa universidade católica que, além de tudo, também é “pontifícia”.
Não cabem equívocos, nesse sentido, e não dissimulo meu empenho para evidenciar e fortalecer na PUC-SP a sua identidade católica.
Assim fazendo, não busco simplesmente que ela esteja alinhada com os valores cristãos, mas que dê sua contribuição específica, como instituição católica, à sociedade paulista e brasileira.
Uma universidade católica não existe apenas para defender a Igreja. O seu fim primário é oserviço à verdade e ao bem do homem. E para nós, católicos, esse afã não coloca em risco a nossa fé: na visão cristã, é plenamente harmônica a relação entre fé e razão.
“Religião do logos, o cristianismo não relega a fé para o âmbito do irracional, mas atribui a origem e o sentido da realidade à única razão criadora”, afirma Bento 16.
A unidade entre fé e razão é um elemento essencial do pensamento cristão, que não está fechado em si mesmo. A fé, ao contrário de ser limite, é luz, que amplia a visão e as perspectivas para uma análise serena e positiva dos acontecimentos sociais e para uma compreensão mais profunda do mundo e do fenômeno humano.
Para um pesquisador cristão, a coerência com a sua fé não o faz sobrepor ao seu trabalho critérios alheios à ciência; sua própria fé leva-o ao amor à verdade e ao respeito pela dignidade da pessoa humana.
Num contexto relativista, como o atual, uma universidade católica contribui para mostrar que há valores inegociáveis, como a busca da verdade, o valor da vida humana em todas as suas etapas e a dignidade da mulher.
A universidade católica, diz ainda o papa, está chamada “a não limitar a aprendizagem à funcionalidade de um êxito econômico, mas a ampliar a sua ação em vista de projetos em que o dom da inteligência investiga e desenvolve as dádivas do mundo criado, superando uma visão apenas produtivista e utilitarista da existência”.
Essa especial missão não a faz ser superior às outras universidades, mas deve levá-la a uma atitude de serviço, de diálogo e de abertura às outras instituições educativas, num autêntico espírito universitário.
Reconheço que, no meio acadêmico contemporâneo, a maneira cristã de ver o mundo e o ser humano não é compartilhada por todos. No entanto, isso não desqualifica a sua contribuição para a pluralidade da cultura; antes, explicita ainda mais a sua relevância para a construção de uma sociedade aberta, na qual possa haver um confronto entre dados de fato e valores.
Karl Popper observa que uma sociedade aberta necessita de valores, que ela própria não está em condições de produzir para si mas, muitas vezes, vai buscar no cristianismo.
Por isso, mesmo, num mundo que parece esquecer-se de Deus, uma universidade católica tem uma importante função social, também como contribuição para o pluralismo e a liberdade de pensamento. E isso não parece irrelevante para o convívio democrático!
CARDEAL DOM ODILO PEDRO SCHERER, 63, doutor em teologia pela Universidade Gregoriana (Roma), é arcebispo de São Paulo.

Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio

Líder dos padres austríacos do grupo “Apelo à desobediência”, é disciplinado pela Igreja.


Religión Digital

O Vaticano informou  que retirou do padre Helmut Schüller (foto) o direito de usar o título de monsenhor. Schüller, que continuará exercendo o sacerdócio, havia liderado uma campanha de desobediência para desafiar abertamente a Igreja católica a respeito do celibato e do “sacerdócio”feminino
Schüller, o antigo braço direito do arcebispo de Viena, o cardeal Christoph Schönborn, tinha recebido o título honorífico por seu trabalho como responsável máximo da Cáritas, a organização caritativa daIgreja, na Áustria. 

Schüller é o líder do grupo“Apelo à desobediência”.


O grupo quer que sejam mudadas as leis da Igreja, para que os sacerdotes possam casar e as mulheres possam ser ordenadas sacerdotisas. Seus partidários dizem que romperão com as leis da Igreja, dando comunhão para protestantes e católicos divorciados que voltaram a contrair matrimônio.

Schüller declarou à imprensa austríaca que a decisão do Vaticano não atingiu seus princípios.

Durante décadas, os católicos “reformistas” austríacos vêm desafiando as políticas de Bento XVI e de seu predecessor João Paulo II, criando movimentos de protesto.

Schüller vem se encontrado com clérigos afins na Áustria e no exterior, desde que fundou o grupo de “Apelo à desobediência”.
Igreja católica não permite que os sacerdotes contraiam matrimônio e ensina que não existe autoridade para permitir que mulheres se tornem sacerdotisas, pois Jesus só escolheu homens como seus apóstolos, por vontade própria, quando instituiu o sacerdócio na Última Ceia.
Na semana passada, o Vaticano realizou ações disciplinares contra outro sacerdote que defendia a ordenação de mulheres. O padre Ray Bourgeois, um estadunidense da ordem religiosa de MaryKnoll, foi expulso do sacerdócio e da ordem pela Congregação para a Doutrina da Fé.

No ano passado, Bourgeois, que foi sacerdote durante 40 anos, participou do grupo de ativistas católicos, que foi detido pela polícia italiana após tentar entregar um requerimento, no Vaticano, para que o sacerdócio feminino fosse autorizado.

Bento XVI
, que antes de ser eleito Papa, em 2005, foi por décadas o responsável doutrinal do Vaticano, em abril, denunciou diretamente os sacerdotes dissidentes, acenando que esse não era o caminhocorreto para a renovação da Igreja.
Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio

Átrio dos gentios. Despertar a busca de Deus nos agnósticos e ateus.




Sandro MagisterChiesa.

Quando na vigília de Natal, em 2009, Bento XVI lançou a ideia do Átrio dos Gentios, disse imediatamente qual era a sua finalidade: manter desperta a busca de Deus entre agnósticos e ateus, como o “primeiro passo” para a sua evangelização.

Porém, o Papa não estabeleceu as formas de realizar isto. Confiou o andamento nesta direção ao presidente doPontifício Conselho da Cultura, o arcebispo e depois cardeal Gianfranco Ravasi, valioso e experimentado criador de acontecimentos culturais.

Ravasi iniciou com a organização de um encontro em Paris, nos dias 24 e 25 de março de 2010, que teve um notável impacto. O próprio Bento XVI participou dele por meio de uma mensagem de vídeo dirigida aos jovens reunidos na explanada de Notre Dame. 

Contudo, nas reuniões seguintes o Papa permaneceu em silêncio. O Átrio dos Gentios seguiu , em diferentes países, numa crescente que culminou, nos dias 5 e 6 de outubro deste ano, em Assis, com um elenco de participantes recorde, começando pelo presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, agnóstico de formação marxista.

Entretanto, em paralelo a esse crescimento, houve uma diminuição de interesse geral e nos meios de comunicação. Uma diminuição compreensível. O fato de que alguns não crentes tenham tomado a palavra, num ato promovido pela Santa Sé, já não era notícia. E não era notícia nem sequer o fato de que cada um expôs sua visão de mundo, por outra parte já conhecida, como em outros, como uma espécie de “quadros de uma exposição”.

Apesar da parte sugestiva em cada um dos acontecimentos e da admiração que suscitavam entre os participantes, oÁtrio dos Gentios corria o risco de não produzir nada de novo e significativo no campo da evangelização.

De fato, se houve alguma novidade em seu último encontro, que aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro, em Portugal, esta veio de fora e do alto. Pela primeira vez na história do Átrio dos Gentios– além do caso especial de Paris -,Bento XVI enviou uma mensagem pessoal aos participantes. Uma mensagem em que quis reconduzir a iniciativa para a sua finalidade original: a de falar de Deus a quem está distante, despertando as perguntas que aproximam Dele, “ao menos como Desconhecido”.

Na mensagem, claramente escrita de seu punho e letra, Bento XVI se inspirou no tema principal doÁtrio dos Gentiosportuguês: “a aspiração comum de afirmar o valor da vida humana”. Em seguida, argumentou que a vida de toda pessoa, ainda mais se é amada, não pode deixar de “colocar Deus em questão”.

Prosseguindo, diz: “O valor da vida apenas se torna evidente se Deus existe. Por isso, seria bonito se os nãos crentes quisessem viver ‘como se Deus existisse’. Embora não tenham a força para crer, deveriam viver baseados nesta hipótese; caso contrário, o mundo não funciona. Há tantos problemas que precisam ser resolvidos, mas que nunca serão resolvidos totalmente, se Deus não for colocado no centro, caso Deus não se torne, novamente, visível no mundo e determinante em nossa vida”.

Na conclusão, Bento XVI citou uma linha da mensagem dirigida pelo Concílio Vaticano II aos pensadores e cientistas: “Felizes os que, possuindo a verdade, procuram-na ainda mais, a fim de renová-la, aprofundar-se nela e oferecê-la aos demais”. E acrescentou lapidamente: “São estes o espírito e a razão de ser do Átrio dos Gentios”.

O indubitável alinhamento cunhado ao Átrio dos Gentios, por Bento XVI, com esta mensagem, não foi ressaltado pelos meios de comunicação, nem sequer pelos católicos e mais atentos.

Contudo, o cardeal Ravasi, sem dúvida alguma, registrou e subscreveu. Nota-se isto pelo balanço doÁtrio português, publicado no “L’Osservatore Romano”, no dia 23 de novembro.

“Em Guimarães, o público expôs uma questão: a sacralidade da vida pressupõe algo que não transcende. Como podemos conhecer Deus? Ou seja, tocou-se no objetivo pelo qual o Átrio dos Gentios foi pensado: o de expressar a inquietude em relação a Deus. Tema amplo e complexo sobre o qual, disse o cardeal Ravasi, o Átrio dos Gentios retomará de maneira mais profunda nos próximos encontros”. Esta volta poderá ser verificada nos próximos encontros.

Por sua vez, no “L’Osservatore Romano”, Ravasi deu início a uma série de artigos sobre o encontro/desencontro entre a fé e a incredulidade na cultura contemporânea, como uma contribuição ao Ano da Fé, convocado pelo Papa.

No primeiro destes artigos, no dia 28 de novembro, o cardeal tornou manifesto seu excepcional domínio da literatura, das artes e das ciências, com um exuberante floreio de autores citados. Em ordem: Aleksandr BlokFranz KafkaEmil CioranJean CocteauRudolf BultmannBlaise PascalJan DobraczynskiRobert MusilLudwig WittgensteinLuis de LeónDavid HumeAnatole FranceJean-Paul SartreSimone de BeauvoirAlberto MoraviaAugusto Del NoceJacques PrévertEugenio MontaleJohann Wolfgang Von Goethe

Uma vintena de autores, em média, por página de jornal, quase todos eles não crentes, embora todos tenham se revelado “vulneráveis” às perguntas sobre Deus.
Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio

Mãe italiana celebra doze anos do seu “milagre” de Natal


Maximiliano junto a seus pais
Roma, 07 Dez. 12 / 10:53 am (ACI).- No Natal do ano 2000, a italiana Lucrecia Tresoldi recebeu um milagre: seu filho Maximiliano despertou do estado de inconsciência no qual esteve por quase dez anos após sofrer um acidente automobilístico.

“Max” tinha apenas 20 anos quando ficou paralisado como “um tronco morto sem possibilidade alguma de recuperação”, tal como os médicos o diagnosticaram em 15 de agosto de 1991, após um terrível acidente de automóvel.

No 28 de dezembro de 2000 Lucrecia Tresoldi deitou o Max como o fazia a cada noite desde que saiu do hospital e nesta ocasião, não tomou sua mão para lhe fazer o sinal da cruz, sentia-se deprimida e sem forças. “Já não posso mais, não quero rezar nem nada”, disse ao filho.

Não obstante, como explica Lucrecia “o sinal da cruz foi realmente sua salvação”. Naquele exato momento Max tirou forças para consolar sua mãe, elevou a mão e fez ele mesmo o sinal da cruz. Depois, abraçou-a.

Para a Lucrecia foi o melhor presente de Natal de toda a sua vida. A partir desse momento, Max começou a exteriorizar seus sentimentos e emoções. Em declarações ao grupo ACI, Max afirmou que ele “sempre esteve contente apesar de sua paralisia”.

Lucrecia assinalou que a primeira palavra que disse Max foi “eu sou feliz, estou contente de estar com vocês”. Logo depois o rapaz, disse que era consciente de tudo quando não tinha forças para expressar-se, e inclusive sabia a equivalência da lira italiana ao euro.

A mãe de Max está segura de que Deus tinha um projeto para seu filho: recordar ao mundo que as pessoas com deficiência têm direito a uma vida digna, são fonte de vida e devem ser amadas e respeitadas.

Maximiliano nasceu no dia 8 de setembro –festa da Natividade da Virgem–, e o incidente foi 15 de agosto, dia da Assunção de Maria. Para Lucrecia o primeiro milagre que Deus realizou nela, foi aceitar rapidamente o que estava acontecendo e pôr seu filho nas mãos do Senhor.

“O dia do acidente eu disse à Virgem: ‘no dia 15 de agosto meu filho estava em suas mãos, vós o fizeste o nascer no 8 de setembro apesar de que deveria ter nascido um mês depois, e não sei que projetos fizeste para este seu filho, mas eu o deixo nas suas mãos. Só dai-me forças para ir em frente e aceitar tudo isto’”.

Lucrecia explica que sempre foi uma mulher muito frágil, mas a fé é o primeiro que a sustentou assim copmo a união da sua família. Quando o acidente ocorreu, “disse aos meus familiares ‘somos uma família e temos que trabalhar todos unidos”. E assim também se uniram amigos e voluntários, e formamos um grande grupo”. “Hoje são eles os que nos agradecem pela experiência”, disse a mãe italiana referindo-se às pessoas que se aproximaram dela e de sua família para ajudá-los.

“Alguns deles já se casaram, têm família e  me dizem: ‘o que aprendemos na sua casa é realmente vida que hoje nos permite caminhar adiante com nossos filhos e não ter medo de nada”.

“Por isso esta é a força que temos que dar a todas as famílias que vivem este drama tão horrível: “dizer-lhes ‘não tenham medo’”, animou Lucrecia.

Agora a mãe do Max o explica tudo em seu livro: “E adesso vado al Max”. A obra foi coescrita com ajuda dos jornalistas italianos Lucia Bellaspiga e Pino Ciociola. O livro ganhou o prêmio literário Mulher é Vida 2012 e Max recebeu outro galardão por seu testemunho: uma escultura em cerâmica do artista Gianni Celano Giannici que representa essa mesma mão que depois de 10 anos de estado vegetativo se moveu para fazer o signo da cruz.

“Este livro explica precisamente que a vida de uma pessoa, seja qual for o seu estado, é sempre uma vida e que deve ser enfrentada. É verdade que é difícil de enfrentá-lo, porque ter um filho totalmente perfeito, e depois deparar-se com um filho totalmente diferente daquele que saiu de casa, não é fácil. Mas a partir do momento em que se percebe que a vida deve seguir e se aceita o fato, chega a beleza, a força, a esperança…”, conclui Lucrecia.

Agora, Max também é capaz de escrever e o demonstrou inclusive diante doPapa Bento XVI. No dia 2 de junho deste ano teve um encontro com ele em Milão e entregou-lhe o livro autografado e com uma dedicatória. 

O Papa: Relativismo e violência são produto do esquecimento de Deus


VATICANO, 07 Dez. 12 / 02:23 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em audiência com os membros da Comissão Teológica Internacional, o Papa Bento XVI explicou que o esquecimento de Deus na sociedade atual leva a uma forma de relativismo que, indevidamente, gera violência. Esta, ao contrário do que afirmam alguns, não deve ser atribuida às religiões monoteístas.

O Pontífice assinalou que “hoje, este mesmo sentido sobrenatural da fé dos crentes leva a reagir com vigor também contra o preconceito segundo o qual as religiões, e em particular as religiões monoteístas, seriam intrinsecamente portadores de violência, sobretudo por causa do argumento de que elas têm a pretensão da existência de uma verdade universal".

"Alguns acreditam que apenas o “politeísmo de valores” garantiria a tolerância e a paz civil seria conforme o espírito de uma sociedade democrática pluralista. Nesta direção, o vosso estudo sobre o tema “Deus Trino, unidade dos homens. Cristianismo e monoteísmo” é de viva atualidade. Por um lado, é essencial lembrar que a fé no Deus único, Criador do céu e da terra, atende às exigências racionais da reflexão metafísica, a qual não é enfraquecida, mas reforçada e aprofundada na Revelação do Mistério de Deus-Trino".

O Papa explicou que "é necessário salientar a forma que a Revelação definitiva do mistério do único Deus toma na vida e morte de Jesus Cristo, que vai ao encontro da Cruz como “cordeiro conduzido ao matadouro” (Is 53,7). O Senhor dá testemunho a uma rejeição radical de cada forma de ódio e violência em favor do primado absoluto da ágape".

"Se, portanto, na história, houve ou há formas de violência feita em nome de Deus, estas não são atribuídas ao monoteísmo, mas às causas históricas, principalmente aos erros dos homens. Pelo contrário, é o próprio esquecimento de Deus que imerge as sociedades humanas em uma forma de relativismo, que gera inevitavelmente a violência".

Bento XVI ressaltou que "quando se nega a possibilidade para todos de referir-se a uma verdade objetiva, o diálogo transforma-se impossível e a violência, declarada ou oculta, torna-se a regra dos relacionamentos humanos. Sem a abertura ao transcendente, que permite encontrar as respostas às perguntas sobre o sentido da vida e sobre a maneira de viver de modo moral, sem esta abertura o homem torna-se incapaz de agir segundo a justiça e de empenhar-se pela paz".

O Santo Padre manifestou apreço pela mensagem da Comissão Teológica Internacional por ocasião do Ano da Fé que "ilustra bem o modo específico no qual os teólogos, servindo fielmente à verdade da fé, podem participar do esforço evangelizador da Igreja".

Essa mensagem retoma as questões do documento "A teologia hoje. Perspectivas, princípios e critérios”, publicado no início deste ano. Tomando nota da vitalidade e da variedade da teologia depois do Concílio Vaticano II, este documento pretende apresentar, por assim dizer, o código genético da teologia católica, isso é, princípios que definem a sua própria identidade e, por consequência, garantem a sua unidade na diversidade das suas realizações".

"Em um contexto cultural em que alguns são tentados ou a privar a teologia de um estatuto acadêmico, por causa de sua ligação intrínseca com a fé, ou de prescindir da dimensão crente e confessional da teologia, com o risco de confundi-la e de reduzi-la às ciências religiosas, o vosso documento recorda oportunamente que a teologia é inseparavelmente confessional e racional e que a sua presença dentro da instituição universitária garante, ou deveria garantir, uma visão ampla e integral da própria razão humana".

O Papa assinalou que, entre os critérios da teologia católica, o documento menciona a atenção que os teólogos devem prestar ao "sensus fidelium".
"O Concílio Vaticano II, enfatizando o papel específico e insubstituível que cabe ao Magistério, salientou, no entanto, que todo o Povo de Deus participa na função profética de Cristo, realizando assim o desejo inspirado, expresso por Moisés: “Prouvera a Deus que todo o povo do Senhor profetizasse, e que o Senhor lhe desse o seu espírito!”", disse o Santo Padre.

"Este dom, o sensus fidei, constitui no crente uma espécie de instinto sobrenatural, que tem uma conaturalidade vital com o mesmo objeto da fé. Observamos que propriamente os simples fiéis carregam em si esta certeza, esta segurança do sentido da fé. O sensus fidei é um critério para discernir se uma verdade pertence ou não ao depósito vivo da tradição apostólica".

"Para este efeito, o texto esclarece os critérios para uma teologia autenticamente católica e, portanto, capaz de contribuir com a missão da Igreja, com o anúncio do Evangelho a todos os homens. Em um contexto cultural em que alguns são tentados ou a privar a teologia de um estatuto acadêmico, por causa de sua ligação intrínseca com a fé, ou de prescindir da dimensão crente e confessional da teologia, com o risco de confundi-la e de reduzi-la às ciências religiosas, o vosso documento recorda oportunamente que a teologia é inseparavelmente confessional e racional e que a sua presença dentro da instituição universitária garante, ou deveria garantir, uma visão ampla e integral da própria razão humana".

O Papa ressaltou ademais que "Se o fracasso do relacionamento dos homens com Deus traz em si um desequilíbrio profundo nas relações entre os próprios homens, a reconciliação com Deus, feita pela Cruz de Cristo, “nossa paz” (Ef 2,14), é a fonte fundamental da unidade e da fraternidade”.

“Nesta perspectiva, coloca-se também a vossa reflexão sobre o terceiro tema, aquele da doutrina social da Igreja no contexto da doutrina da fé. Essa confirma que a doutrina social não é uma adição extrínseca, mas, sem esquecer a contribuição de uma filosofia social, recebe os seus princípios básicos nas próprias fontes da fé”.

“Tal doutrina procura tornar efetivo, na grande diversidade das situações sociais, o mandamento novo que o Senhor Jesus nos deixou: “Como eu vos amei, assim amais também vós uns aos outros”".

“Rezemos à Virgem Imaculada, modelo de quem escuta e medita a Palavra de Deus, que vós recebais a graça de servir sempre alegremente a inteligência da fé em favor de toda a Igreja. Renovando a expressão da minha profunda gratidão pelo vosso serviço eclesial, asseguro-vos a minha constante proximidade na oração e concedo de coração a todos vós a Benção Apostólica", concluiu o Pontífice.

Sociedade atual é mais pecadora que anteriores, afirma exorcista



Padre José Antonio Fortea
MADRI, 07 Dez. 12 / 10:47 am (ACI/EWTN Noticias).- O Pe. Antonio Fortea, exorcista espanhol e autor de livros como a Summa Daemoniaca, advertiu que estamos vivendo “o crepúsculo da sociedade cristã” e o raiar de uma mais maligna e mais afastada de Deus, pois os homens de hoje são mais pecadores que no passado.

“Os Santos que nos advertiram do pecado na Idade Média, nos séculos posteriores, no século XIX, teriam ficado desolados ante o panorama atual. Sempre houve pecado, mas nem sempre houve a mesma quantidade de pecado”, expressou o sacerdote em declarações ao grupo ACI.

Pe. Fortea assinalou que isto é a consequência de ter deixado Deus de lado e deixar-se convencer “que a vida sob a Igreja nos séculos passados, foram pouco pior que um inferno”.

“A vida nos séculos passados não foi idília, pelo menos não sempre. Mas agora somos iguais aos nossos antepassados, mas sem Deus. Temos as mesmas debilidades, mas agora carecemos da ajuda dos sacramentos, das predicações, da fé. Vemos o resultado disto diariamente”, indicou.

 “A Mãe de Jesus mostoru a uns pobres pastorinhos uma visão do inferno, isso aconteceu na Fátima.
A pastorinha mais velha manifestou que só puderam resistir essa visão, porque a Virgem lhes disse que eles não iriam para lá”, recordou.

O Pe. Fortea advertiu que esta visão “não foi para essas crianças bondosas”, mas para o século XX. Entretanto, cem anos depois destas visões “os males se acrescentaram, multiplicaram e intensificaram. Quantas novas perversões germinaram na Cidade dos Homens”.

O exorcista advertiu que “se os homens não mudarem nem sequer ao ver o inferno, compreendendo-o, sendo capazes de espionar o que se sente lá, então não resta mais solução que uma purificação decretada do alto. Não é isto acaso a mensagem da Fátima? Não é isto acaso a mensagem da Palavra de Deus?”.

O Pe. Fortea disse que embora tenha escrito seu livro Summa Demoniaca pensando nos exorcistas, este tem sido lido por religiosos, leigos e fiéis de outras confissões, “provavelmente já (alcançou) mais de cem mil pessoas em todo o planeta”.

“Não estava nos meus planos, mas nos de Deus. Que assim seja. Que os filhos de Deus possam inundar seus intelectos no fogo do ódio a Deus durante sua leitura, para que assim evitem ser lançados lá com sua alma depois da morte. Melhor conhecer esse ódio a Deus só com o intelecto, para que nossa vontade se refugie correndo no amor a Deus”, expressou.

Na Espanha: Lançam ao mercado “Presépio gay”


MADRI, 04 Dez. 12 / 11:35 am (ACI/EWTN Noticias).- O lobby gay na Espanha começou a divulgar a venda de presépios homossexuais, nos quais em vez de São José e a Virgem Maria, junto ao menino Jesus aparecem casais de homens gays ou de lésbicas, assim como três “rainhas magas”.

Os produtos são promovidos como “Beleneggays”, pois se tratam de ovos (eggs, em inglês) vestidos, que, conforme revelou sua criadora, Lola Soria, procuram “refletir os diferentes modelos de sociedade, aplicá-los ao Natalatual”.

A loja que distribui estes presépios se encontra em Madrid.

Os promotores do negócio, no site Web Ambiente G, ironizaram dizendo que “este ano (o presépio) pode ser um tanto diferente. Primeiro porque Bento XVIdisse que no Presépio não deve ter havido boi nem jumento. E segundo, porque este ano vocês podem ter um Presépio do mais gay”.

Por sua parte, o presidente da Associação Colibri de Gays Cristãos, Alain Brouze, disse ao informativo espanhol La Sexta que “me parece muito bem (a iniciativa de presépios gay), porque a família de Jesus já é um pouco estranha. Poder-se-ia comparar a uma inseminação artificial ou uma adoção”.

Conforme denunciou a plataforma espanhola pró-família HazteOír, um leitor de seu website advertiu que este presépio gay constitui “um produto insólito e ofensivo para os cristãos”. 

EUA: Evidências sísmicas em 11/09 confirmam Demolição Controlada das Torres Gêmeas



05.12.2012 -  Atenção: Texto Traduzido.
André Rousseau é doutor em Geofísica e Geologia, um ex-pesquisador do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), que publicou 50 artigos sobre as relações entre as características das ondas mecânicas progressivas e geologia.
n/d
Dr. Rousseau é um especialista em medição de ondas acústicas.
Rousseau diz que as ondas sísmicas medidos em 11 de setembro mostra que os três edifícios foram derrubados por demolição controlada. Especificamente, em um novo artigo científico publicado pelo Journal of 9/11 Studies , Rosseau escreve:
Os sinais sísmicos propagação de Nova York em 11 de setembro de 2001, gravado em Palisades (34 km) e publicado pela Lamont-Doherty Earth Observatory da Universidade de Columbia (LDEO), que aqui foi submetido a um novo estudo crítico sobre suas fontes. O objetivo deste artigo é demonstrar que a natureza das ondas, suas velocidades, freqüências e magnitudesinvalidar as explicações oficiais que implicam como fontes a percussão das torres gêmeas por aviões e os desabamentos dos três prédios, WTC1, WTC2 e WTC7.
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Primeiro de tudo, vamos mostrar as contradições na explicação oficial entre os dados sísmicos e do calendário dos eventos. Em seguida, destacamos que é estranho que os eventos idênticos (percussões de torres idênticas, por um lado, e os colapsos de torres idênticas, por outro lado), no mesmo local teria gerado fontes sísmicas de diferentes magnitudes. Nós demonstramos queapenas explosivos fortes podem ser a causa de tais ondas sísmicas, de acordo com as frequências observadas baixas . De acordo com a natureza das ondas gravados (corpo e ondas de superfície), podemos propor a localização de cada fonte explosiva. De acordo com a presença de ondas de cisalhamento ou a presença de ondas de Rayleigh apenas, se a hipótese de um subterrâneo explosão ... .
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Perto dos impactos dos aviões contra as Torres Gêmeas e durante seus colapsos, bem como durante o colapso do WTC7, as ondas sísmicas foram gerados. Na medida em que (1) as ondas sísmicas são criados apenas por impulsos breves e (2) as frequências baixas são associadas com a energia de uma grandeza que é comparável a um evento sísmico, as ondas gravadas em Palisades e analisadas por LDEO inegavelmente têm um explosivo origem .Mesmo se os impactos dos aviões ea queda dos escombros das Torres para o chão poderia ter gerado ondas sísmicas, sua magnitude teria sido insuficiente para ser registrado 34 km de distância e deve ter sido muito semelhante nos dois casos, para uma outra .
Como já vimos, eles não estavam.
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Nós só podemos concluir que as fontes de ondas foram independentemente detonou explosivos ....
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Demolição controlada das torres , sugeridas pelo depoimento de uma testemunha visual e áudio, bem como por meio de observações de gravações de vídeo de seus colapsos, é, assim, confirmada e demonstrada pela análise das ondas sísmicas emitidas perto da hora de os impactos de avião e nos momentos dos colapsos.
Fatos e números
Os teóricos acreditam que os edifícios do World Trade Center foram demolidos por bombas, chamadas telefônicas dos planos foram feitos para cima, eo ex-presidente George W. Bush secretamente lucrou com os ataques. newsone.com
Alguns teóricos outros alegam que os explosivos foram plantados no WTC; que os trabalhadores Torre judeus e israelenses e os ocupantes foram avisados ​​no dia anterior, supostamente pelo Mossad (a agência de inteligência israelense) para ficar longe; que um míssil se chocou contra o Pentágono, que o governo escondeu os destroços do avião da United Airlines que caiu na Pensilvânia terroristas.
Huffington Post
Os agentes de inteligência israelenses jubilosos pego fotografando os ataques ao World Trade Center foram autorizados a retornar a Israel, onde divulgou o objetivo da sua missão em um programa de rádio: "Nosso objetivo era documentar o evento." A história explosiva da 5 suspeitos israelenses visto comemorando enquanto filmava os ataques contra o World Trade Center foi relatada pela primeira vez a nível nacional na American Free Press logo após 11 de setembro. erichufschmid.net
O quarto avião seqüestrado, o vôo 93 caiu em Shanksville, na Pensilvânia. Acredita-se que os passageiros reagiram, e caiu o avião num campo. Os céticos acreditam que o vôo 93 aterrissou com segurança, enquanto um avião substituto foi baleado fora do céu. Outros teóricos acreditam que os passageiros foram assassinados ou realocados, e nunca vai ser encontrado. newsone.com
http://www.infowars.com
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Elefante em zoológico na Coreia do Sul começou a falar

elefante Coreia do Sul falar
EPA

Um elefante em um zoológico na Coreia do Sul aprendeu a imitar a fala de seus zeladores dizendo “olá”, “senta-te” e “bem”.

No entanto, segundo informa a corporação britânica de rádio e televisão BBC, os pesquisadores acreditam que o animal, chamado Koshik, não entende o significado das palavras que pronuncia.
Mas o próprio fato de que um elefante asiático pode reproduzir a fala humana é muito importante para o estudo da história das línguas e da evolução do aparelho vocal em humanos e animais, disseram os cientistas.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru

Faltam 55 dias para o “abismo fiscal” nos Estados Unidos

dinheiro dólares eua


O chamado “abismo fiscal” subentende uma alteração súbita da política financeira do Estado. Este fenômeno pode acontecer nos Estados Unidos em 1 de janeiro de 2013, quando termina o período  de facilidades fiscais.

A partir do Ano Novo, serão anuladas as facilidades fiscais concedidas aos empresários. A Casa Branca terá de reduzir bruscamente as despesas e voltar a elevar o teto da dívida pública, estabelecido pela última vez pelo Congresso ao nível de 16 trilhiões e 390 bilhões de dólares. Hoje em dia, os EUA dispõem apenas de 150 bilhões de dólares para cumprir os compromissos orçamentais. A tarefa torna-se praticamente inviável, levando em consideração os ritmos de despesas do país.
A economia americana pode perder até 5% do PIB e mais várias centenas de milhares de pessoas ficarão sem emprego. A crise nos Estados Unidos pode voltar a prejudicar seriamente a economia mundial, considera o economista Pavel Medvedev:
“Se  as possibilidades financeiras dos Estados Unidos diminuírem, o país irá comprar menos. Tal significa que a China, Japão e Europa terão menos encomendas. Em resultado, diminuirá o número de postos de trabalho. Será uma espécie de cadeia de desgraças”.
Em toda a história, a América nunca se deparou com o “abismo fiscal”. Portanto, devem ser tomadas medidas sem precedentes para estabilizar a economia. Neste contexto, os ministros das Finanças do G20 apelam a que as autoridades dos Estados Unidos tomem uma decisão o mais depressa possível, como foi declarado ainda na cúpula no México. Ao mesmo tempo, o presidente do país terá o principal papel na solução deste problema, afirma o diretor do Departamento de Análise Estratégica da empresa de consultoria FBK, Igor Nikolaev:
“Se vencer Obama, o teto da dívida pública será elevado e o país escapará ao abismo fiscal. Mas tal não significa que este fenômeno não acontecerá no futuro. Mas tal é possível, se vencer Romney. A meu ver, o   “abismo fiscal” deverá ser controlado, isto é, passar realmente para um programa de poupança de meios orçamentais e ver o que acontece com as facilidades fiscais”.
Seja como for, o Congresso terá a última palavra. O futuro da economia dos Estados Unidos dependerá da sua operacionalidade. Mas se Washington não conseguir superar as divergências políticas internas, o país poderá se deparar com uma segunda Grande Depressão.
Os peritos coincidem na opinião de que, se a Casa Branca permitir o “abismo fiscal”, a América poderá perder o estatuto de principal economia do mundo já a partir do próximo ano. As agências financeiras americanas comentam entre si a possibilidade de rever orating soberano do país. Os investidores voltarão a procurar mercados mais estáveis para seus capitais. É evidente que a China e a Europa, levando em conta sua dependência da economia dos Estados Unidos, não ocuparão as primeiras posições nesta lista. É provável que, nestas condições, Moscou se possa tornar um novo centro financeiro internacional.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru

Satélite soviético irá cair na Terra nas vésperas do “fim do mundo”

satélite Kosmos-1484 Terra queda União Soviética
© SXC.hu

O satélite Kosmos-1484, lançado pela então União Soviética há cerca de 30 anos, pode cair sobre a Terra nos próximos tempos.

Segundo as previsões dos especialistas, o aparelho deve entrar nas camadas densas da atmosfera, aproximadamente, no dia 19 de dezembro, dois dias antes do fim do mundo previsto pelo antigo povo Maia.
Segundo o perito estadunidense Philip Clark, em outubro de 1993 o satélite sofreu uma explosão da bateria. Os militares dos Estados Unidos rastrearam 48 estilhaços que já entraram na atmosfera, mas que devido às suas reduzidas dimensões não provocaram danos sérios ao cair sobre a Terra. Por enquanto não se sabe qual será exatamente a parte desse aparelho de 2,5 toneladas que irá penetrar na atmosfera em dezembro.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru