quinta-feira, 7 de março de 2013

Como os católicos devem encarar as críticas e este clima de “denuncismo” que se instaurou na mídia após renúncia papal? Dom Odílio responde.



Responde-nos Dom Odilo Scherer

” Com muita serenidade e discernimento. É um fato interessante que, de um momento a outro, todos começaram de novo a falar da Igreja, mesmo sem conhecer bem as questões abordadas. Muita matéria produzida foi sensacionalista ou simplesmente marcada pelo preconceito contra a Igreja, sem o interesse de conhecer ou comunicar a verdade. É sempre importante tentar saber de qual púlpito vem o sermão e perguntar se merecem crédito certas afirmações bombásticas, de efeito retórico (ex. “guerra civil no Vaticano”…), que não se sustentam em fatos, mas em suposições e conjecturas que visam jogar no descrédito a Igreja perante o mundo e perante seus próprios fieis.
É preciso lembrar que cada um deverá prestar contas a Deus pelas afirmações mentirosas e injuriosas ditas contra o próximo ou também a Igreja. Recomendo que não se dê crédito fácil a certas caricaturas que se fazem da Igreja;quem conhece a Igreja e vive dentro dela sofre com o desprezo à Igreja.
Infelizmente, as palavras do próprio Papa, proferidas no anúncio do dia 11 de fevereiro sobre sua renúncia, foram deixadas de lado, como sendo não-verdadeiras, para dar largas a todo tipo de suspeitas, especulações e conjecturas sobre os “reais motivos” da renúncia. Alguém nas condições e na autoridade do Papa deveria merecer mais crédito e respeito”
Fonte: http://www.comshalom.org

Assista esse vídeo Pe. Paulo Ricardo: Qual é a natureza do Papado?


Fonte: http://www.youtube.com

O falso Concílio dos teólogos liberais e as suas desastrosas consequências


A renúncia do Papa Bento XVI iniciou um processo de reflexão sobre a situação da Igreja no mundo. O Santo Padre, no seu discurso ao clero da Diocese de Roma[01], lamentou os resultados de uma "hermenêutica da ruptura" sobre os textos do Concílio Vaticano II, interpretação essa que contou com o apoio dos meios de comunicação para se difundir. O efeito de tal pensamento foi catastrófico. Nas palavras do Papa Emérito, os frutos foram estes: "seminários fechados, conventos fechados, liturgia banalizada..." De fato, essa não era a intenção do Concílio, mas ao invés da primavera que se anunciava após o seu término, o que veio foi a nebulosa "fumaça de satanás" denunciada por Paulo VI.

Neste sentido, o Ano da Fé proclamado por Bento XVI é uma oportunidade ímpar para se pensar a respeito do que realmente propôs o Concílio Vaticano II. Expressar a continuidade do Magistério da Igreja e contemplar o passado para recolher dele as bases da nova ação evangelizadora. Era mais ou menos com essas palavras que o Beato João XXIII abria o Concílio há 50 anos. Palavras que, sem sombra de dúvida, representam um ideal bem distante do elucubrado pelos ideólogos do "Espírito do Concílio", um espírito que em última instância se comporta como um anti-concílio.

Por conseguinte, a questão principal a se entender neste tema é que esse "Espírito do Concílio" é um movimento criado por teólogos liberais e pela imprensa. Nada tem a ver com a verdadeira letra do Concílio Vaticano II. Na verdade, sua expressão é a de um humanismo sem Deus, no qual a transcendência cristã é quase que posta de lado e substituída por alguns espasmos espirituais. Em tese, é a total aliança do homem com a mentalidade moderna e anti-cristã. Aliança, vale lembrar, duramente criticada por teólogos que tiveram grande peso durante o Concílio como Hans Urs von Balthasar.

No entanto, apesar da sua verve revolucionária e notoriamente anti-católica, foi o "Espírito do Concílio" que obteve a primazia sobre a opinião pública, mesmo dentro da Igreja. Isso se explica, sobretudo, pelo fato do Concílio dos meios de comunicação ter sido o mais acessível a todos. Portanto, como ressaltou Bento XVI, "acabou por ser o predominante, o mais eficiente, tendo criado tantas calamidades, tantos problemas, realmente tanta miséria".

Por outro lado, debitar na conta do "Espírito do Concílio" todos os males surgidos dentro da Igreja nesses últimos anos também seria exagerado, embora, a sua contribuição para o processo de desfiguração do rosto do cristianismo diante da sociedade tenha sido decisiva. Basta se observar a atual situação das nações de antiga tradição católica para se ter uma noção do estrago. A título de exemplo, veja-se os casos de vendas de antigas catedrais para se tornarem "hotéis" ou "casas de show", como tem ocorrido na França e em outros países europeus. Ou então a implosão demográfica pela qual está passando a Europa como um todo, devido às suas políticas de controle da natalidade. Ou, sem ir muito longe, aqui mesmo no Brasil, onde a falta de zelo pastoral e o sequestro da liturgia para transformá-la em propaganda política ou espetáculos circenses tem aberto cada vez mais espaço para o avanço das seitas.

Bento XVI, em sua autobiografia, afirmou que a crise pela qual a Igreja passa hoje "é causada em grande parte pela decadência da liturgia". O Papa Emérito criticava o modo como se é celebrado a Missa em tantos lugares, que é quase como se Deus não existisse. O seu diagnóstico é de uma precisão quase cirúrgica: a grande tragédia da Igreja e do mundo é o abandono de Deus. Não obstante, ao mesmo tempo em que o "Espírito do Concílio" fez tantos estragos, ele mesmo se encontra hoje em um processo de franca decadência: "passados cinquenta anos do Concílio, vemos como este Concílio virtual se desfaz em pedaços e desaparece, enquanto se afirma o verdadeiro Concílio com toda a sua força espiritual" (Cf. Discurso de Bento XVI à Diocese de Roma).







As vocações são abundantes em ambientes conservadores, ao passo que as instituições progressistas agonizam.

Sob essa ótica, os oito anos de pontificado de Bento XVI foram realmente providenciais, pois despertaram nos fiéis aqueles típicos sentimentos católicos: a devoção mariana, o amor à Eucaristia e a fidelidade ao Santo Padre. Embora ainda seja um movimento tímido, esse grupo de fiéis que tem buscado viver a fé católica de forma plena é vigoroso e está em ascensão.Ademais, é majoritariamente constituído por vocações jovens, ao passo que as instituições progressistas agonizam. Os escombros das revoluções e o fracasso de uma espiritualidade vazia, na qual o homem é quem está no centro, foram o suficiente para iluminar a visão dessa nova geração quanto à falsidade do tal "Espírito do Concílio". Bento XVI convocou o seu clero - e, consequentemente, a todos os católicos - para que neste Ano da Fé o verdadeiro Concílio Vaticano II fosse aplicado e se tornasse realidade viva dentro da Igreja. Aos poucos, essa resposta já está sendo dada.

Fonte: http://padrepauloricardo.org
Referências
Encontro do Papa Bento XVI com o clero de Roma
Vídeo da audiência do Papa

COREIA DO NORTE AMEAÇA EUA COM "ATAQUE NUCLEAR PREVENTIVO"


Coreia do Norte (Foto: Getty Images)
Coreia do Norte voltou a fazer ameaças aos Estados Unidos. O país subiu o tom sugerindo que poderia fazer um “ataque nuclear preventivo” em resposta aos testes atômicos feitos pelos norte-americanos.
“Como os Estados Unidos estão a ponto de iniciar uma guerra atômica, vamos exercer nosso direito de um ataque nuclear preventivo contra o quartel-general do agressor para proteger nosso supremo interesse", indicou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em comunicado divulgado pela agência estatal "KCNA".
Analistas políticos não acreditam que a Coreia do Norte tenha tecnologia suficientemente avançada para lançar um míssil com capacidade nuclear nos EUA a curto ou médio prazo, por isso o desafio se insere mais na habitual retórica belicista do país. No entanto, no final do ano passado, o país sul-coreano disse possuir projéteis capazes de alcançar o território norte-americano. "Estamos bem preparados para resistir a ataques nucleares dos EUA e de seus aliados", afirmou o regime de Kim Jong-un. Em setembro de 2012, a Coreia do Norte afirmou na Organizações das Nações Unidas (ONU) que só a sua "paciência" e a sua "dissuasão" puderam evitar até agora uma guerra nuclear contra os EUA, mas advertiu que essa situação tem "limites".
O Ministério da Defesa sul-coreano afirmou hoje que a Coreia do Norte prepara exercícios militares em "grande escala" para a próxima semana, enquanto realiza testes de suas forças de terra, mar e ar.
Os EUA mantêm cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul e se compromete a defender seu aliado em caso de agressão. A Guerra da Coreia acabou com um armistício que nunca foi substituído por um acordo final de paz.
Fonte: http://epocanegocios.globo.com

Sacerdotisa excomungada é detida em frente ao Vaticano


Sacerdotisa americana excomungada Janice Sevre-Duszynska participa de manifestação na Philadelfia, 26 de abril, 2012

Uma sacerdotisa católica excomungada foi detida esta quinta-feira pela polícia italiana quando protestava em frente ao Vaticano para pedir à Igreja católica que aceite a ordenação de mulheres.
Com um cartaz que dizia, "as mulheres sacerdotes estão aqui!", Janice Sevre-Duszynska quis chamar atenção para a ausência de vozes femininas no conclave, a alguns passos da capela Sixtina, onde os cardeais se reunirão para eleger o sucessor de Bento XVI.
"Enquanto os cardeais se reúnem no conclave, mulheres são ordenadas no mundo inteiro!", afirmou a sacerdotisa americana Sevre-Duszynska, vestindo trajes litúrgicos.
Ordenada por uma mulher sacerdote, Janice Sevre-Duszynska, membro de uma associação de sacerdotisas católicas, continua celebrando missa há quatro anos no estado do Kentucky, apesar da inevitável excomunhão, decidida pelo Vaticano para as mulheres ordenadas.
"Há cerca de 150 sacerdotisas no mundo. Os fiéis estão prontos para a mudança", afirmou à AFP em frente à basílica de São Pedro, antes de ser detida pela polícia italiana.
Os policiais, que questionaram "seu direito de exibir peças litúrgicas", a levaram ao seu hotel para verificar sua identidade, e em seguida a libertaram.
"É uma brincadeira: a eleição de quem guiará os católicos do mundo inteiro é efetuada exclusivamente por homens. Não levar em conta a opinião da metade da humanidade é como dar uma bofetada em Deus", declarou Janice Sevre-Duszynska.
A sacerdotisa convocou seus "irmãos sacerdotes" a defender o papel das mulheres na Igreja e se questionou sobre o resultado do conclave.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

Mais um? Asteroide de 100 metros se aproxima da Terra

asteroide, Terra
EPA

O asteroide 2013 ET de cerca de 100 metros passará próximo da Terra, no sábado, dia 9 de março, revelam dados publicados no site da NASA.

Este objeto celeste foi descoberto em 3 de março pelo projeto estadunidense de rastreamento do céu Catalina. O diâmetro do asteroide é de cerca de 45-140 m. Ele passará a 972,000 km da Terra, ou seja 2,5 vezes mais longe do que a Lua.
Os astrônomos que trabalham com o radar planetário da NASA no Observatório Goldstone, pretendem, no dia 7 e 10 de março, realizar uma sondagem do asteroide a fim de especificar o seu tamanho e os parâmetros de rotação.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru

Telescópio Hubble: Cientistas registraram anjos brilhantes na órbita da Terra



07.03.2013 -
n/d
Foi durante a investigação da galáxia NGG-3532: sensores "Hubble" detectaram o surgimento em órbita da Terra sete objetos brilhantes. Transfira fotos sobre aos primeiros cientistas que  estavam dispostos a assumir que o "Hubble" captou alguns OVNIs voando em um grupo. Mas em algumas das imagens resultantes foram então visíveis um pouco embaçada, mas, no entanto, os números de alta visibilidade luminosas de criaturas aladas que se assemelham a anjos.
"Eles estavam a cerca de 20 metros de altura - disse o engenheiro do projeto" Hubble "John Pratchers -. Suas asas são alcançadas em comprimento do vão das asas do Airbus moderno. Estas criaturas emitem luminescência forte..
Cientistas procuram a sério o céu e o inferno bíblico: um olhar para eles na Terra, o outro - no espaço ao redor do planeta.
Normalmente as pessoas pensam que o espaço como um lugar tranquilo. Mas, recentemente, os astrônomos dos EUA encontram com instrumentos alguns barulhos estranhos vindos das profundezas do universo.
Rugido cósmico desconhecido em força até 6 vezes mais do que todas as fontes de rádio conhecidas no universo unido. Estes  abrindo novos caminhos para o tratamento de abrir os olhos desde a década de 1990, quando os cientistas anunciaram a descoberta de vida no espaço. Em seguida, os especialistas da NASA, estudando anomalias nas imagens captadas do telescópio em órbita "Hubble", encontrado em fotos ... voando como figura angelical.
 Tradutor Google. e  Blog Um Novo Despertar
Fonte: http://x-u-f-o.blogspot.ca/2013/02/breaking-news-scientists-recorded.html

Bíblia e imagem de Nossa Senhora ficam intactas depois de incêndio em Igreja



02.03.2013 - Igreja localizada em Biguaçu, na Grande Florianópolis, Santa Catarina.
n/d
Ninguém sabe explicar, mas das poucas coisas que resistiram às chamas, após o raio que atingiu a capela São Sebastião da Limeira, em Três Riachos, Biguaçu, duas são as que mais impressionam: a Bíblia, aberta sobre um suporte destruído pelo fogo, e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Ao lado de um bebedouro completamente derretido, a santa permaneceu de pé sem abalo algum – na escultura, apenas as marcas do terço derretido que estava envolto.
n/d
– O que é sagrado permaneceu. Estou arrepiada – dizia a aposentada Ini Costa, 63
n/d
 A Bíblia, aberta sobre um suporte destruído pelo fogo,
Em 13 de julho, um sábado, Maria Alzira Ferreira, 68 anos, colocaria novamente o vestido de noiva e voltaria à Igreja São Sebastião da Limeira. Naquele dia, a mesma capela que, há 50 anos celebrou o seu casamento, iria servir mais uma vez de palco para um dia especial: a renovação dos votos pelas Bodas de Ouro do casal.
Mas, um telefonema na última segunda-feira mudou todos os planos: a igreja não havia resistido à força de um raio e pegara fogo.
– A minha igrejinha queimou, não dá para acreditar – disse Maria, do outro lado da linha.
O incêndio que fez ruir a pequena capela que fica no ponto mais alto de Três Riachos abalou a localidade. Em meia hora, tudo estava no chão: telhado, santos, o altar e a via sacra. E a igreja que já foi motivo de tantos encontros alegres de domingo virou um triste ponto de peregrinação de fiéis e curiosos ao longo de todo dia de ontem.
Ao acordar com a notícia, o aposentado Pedro Antônio Alves, 73 anos, pegou o ônibus em Barreiros, São José. Ao chegar ao topo do morro íngreme, em silêncio, pôs a mão no peito e suspirou. Diante dele, o local onde havia sido batizado, fizera a Primeira Comunhão e a Crisma e se casara estava em ruínas.
– Não sobrou nem a sacristia.
Levadas ao salão da comunidade na noite do incêndio, as peças que se salvaram foram distribuídas ontem aos moradores. Maria de Lourdes de Campos, 70, passou o dia limpando quatro suportes de vela e lavando toalhas e roupas. Agora, todos os fiéis da comunidade pretendem se unir para, juntos, reerguer a capela.
– É como perder a própria casa. – lamenta o pároco José de Sousa.
Igreja tinha para-raios instalado há cinco anos
Instalado há cerca de cinco anos, o para-raios da torre da igreja não conseguiu dar conta da força da descarga que atingiu o prédio. Segundo o diretor da Defesa Civil da cidade, Pedro Cardoso, esse tipo de equipamento não costuma ter limite de carga e, por isso, deveria ter funcionado. Há duas hipóteses: ou o aparelho não estava instalado corretamente, ou foi desativado na última reforma do prédio, no ano passado.
Fonte: Diário Catarinense   -  www.rainhamaria.com.br

Falta um cardeal para o Conclave e ainda não há data de início


Papa Emérito Bento XVI e os cardeais em São Pedro
VATICANO, 07 Mar. 13 / 11:34 am (ACI/EWTN Noticias).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, informou que nesta manhã foi realizada a quinta congregação geral do Colégio Cardenalício e que só falta um cardeal para completar os 115 eleitores que farão parte do Conclave, cuja data de início ainda não foi determinada.
Em conferência de imprensa, o sacerdote disse que se espera para hoje a chegada do Cardeal vietnamita Pham Minh Man, e que hoje participaram da congregação um total de 152 cardeais.
O porta-voz do Vaticano também desmentiu uma agência de notícias que assinalou que o Conclave se iniciará na segunda-feira e explicou que o Mestre de cerimônias Pontifícias, Dom Guido Marini, não coordenou para esse dia aMissa Pro eligendo Pontifice, como indicava essa noticia que foi assim desmentida.
O sacerdote jesuíta explicou que a data para esta missa não é estabelecida por Dom Marini, mas sim pelo Colégio Cardinalício e precisou que qualquer sacerdote pode celebrar uma Missa Pro eligendo Pontifice para pedir pelo futuro Papa, por isso esta Eucaristia não é o marco "indubitável" do início de um Conclave.
Hoje também foram sorteados os três novos cardeais que vão assistir a Tarcisio Bertone, o Cardeal Camarlengo, este serão: o Patriarca Maronita do Líbano, Cardeal Buchara Butros Raï; o Cardeal Laurent Monsengwo, do Congo; e o Cardeal Velasio de Paolis, da Cúria Vaticana, que estarão neste serviço durante três dias como está estabelecido nas normas da Igreja.
Em total foram 16 as intervenções dos cardeais, das quais três tiveram a ver com os assuntos econômicos da Igreja com a participação dos cardeais Giuseppe Versaldi, Prefeito dos Assuntos Econômicos; Domenico Calcagno, Presidente da Apsa, da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica; e Giuseppe Bertello, presidente do Governo da Cidade do Vaticano.
Os jornalistas também puderam ver algumas imagens dos trabalhos que se realizam na Capela Sistina para o Conclave, como o escurecimento das janelas para que desde fora não se possa ver o que acontece dentro.
Sobre a data do início do Conclave, o Padre Lombardi disse que isso depende totalmente do Colégio Cardenalício e ainda não foi determinada.
A sexta congregação geral se realiza esta tarde.

São publicadas as primeiras imagens de Bento XVI como Papa Emérito


foto Revista Chi
ROMA, 07 Mar. 13 / 03:25 am (ACI).- A revista semanal "Chi" (Quem) publicou as primeiras fotografias do Papa Emérito de Roma, Bento XVI, depois de sua renúncia à Sé de Pedro no último dia 28 de fevereiro.
Nas imagens vemos o Papa Emérito com batina, casaco e boina brancos, caminhando com seu secretário pessoal, o Arcebispo Georg Ganswein, pelos jardins do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.
Bento XVI se instalou em Castel Gandolfo no dia 28 de fevereiro às 17 horas de Roma e três horas mais tarde, às 20 horas, deixou de ser oficialmente oSumo Pontífice.
Permanecerá ali até que seja eleito o seu sucessor e se restaure o antigo mosteiro de religiosas de clausura, "Mater Ecclesiae", situado dentro do Vaticano, onde se dedicará a uma vida de oração e meditação.