sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cresce o número de pessoas que percebem o matrimônio como instituição religiosa, revela estudo no EUA

DENVER, 10 Jan. 14 / 12:06 pm (ACI).- Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 57 por cento de cidadãos eleitores assinalam que o matrimônio é uma instituição religiosa e não meramente social. Esta porcentagem indica que neste país o matrimônio é altamente valorizado.

A pesquisa realizou-se no dia 22 de dezembro 2013 por Rasmussen Reports, uma das pesquisadoras de opinião mais sérias dos EUA, também assinala que os que só consideram o matrimônio como uma união civil são 40 por cento, uma cifra que baixou comparada à última pesquisa que mostrava 45 por cento dos entrevistados.

Por outro lado, 71 por cento dos que afirmaram que o matrimônio é uma instituição religiosa também se opõem à união de casais do mesmo sexo, enquanto que 75 por cento dos que disseram que o matrimônio para eles é apenas uma instituição civil, estão a favor da redefinição do matrimônio.

Perto de 77 por cento dos pesquisados afirmaram estar casados ou havê-lo estado, dos quais 57 por cento disse estar de acordo que o matrimônio é uma instituição religiosa, enquanto que o que os que nunca se casaram indicaram que o matrimônio para eles é uma união civil.

Os participantes também foram indagados se consideravam importante ou muito importante casar-se antes de ter filhos. O resultado foi que 73 por cento responderam que sim era importante, à diferença dos outros 25 por cento que opiniaram que o matrimônio não é uma condição prévia para a paternidade.

Além disse, 79 por cento dos entrevistados qualificou que o matrimônio é de alguma forma algo importante para a sociedade e 45 por cento destes que o qualificou como importantíssimo para a sociedade.

Nomes bíblicos são cada vez mais comuns nos recém-nascidos dos EUA

Site Belly Ballot. Foto: ACI Prensa
DENVER, 10 Jan. 14 / 12:29 pm (ACI/EWTN Noticias).- Cada vez mais pais nos Estados Unidos optam por dar aos seus filhos recém-nascidos nomes tradicionais bíblicos. Para Lucie Wisco, editora do Site de nomes de bebês “Belly Ballot”, este aumento nas preferências demonstra que as pessoas “se sentem cada vez mais fortalecidas em relação à sua fé e retomaram a esperança nela”.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, Wisco assinalou que considera positiva “a volta dos nomes bíblicos à nossa cultura”, e explicou que isto se deve a que durante muitos anos as pessoas fizeram experiências com os nomes “convidando-os” e usando “estranhas” composições em sua escritura. Por exemplo, nos Estados Unidos o nome Catharine (Catarina) pode ter grafias tão diversas que chega a ser difícil identifica-lo com o nome da grande santa da Igreja: Catarina de Sena.

Além disso o uso de nomes bíblicos mostra o desejo de “retornar aos valores originais e tradicionais em busca de paz”, expressou.

Wisco atribuiu esta tendência também à eleição do Papa Francisco em Março do 2013, considerando que  muitos pais querem “honrar” o novo Pontífice escolhendo um nome bíblico para seus filhos.

“O Papa Francisco se enfoca mais na humildade, misericórdia, compaixão e nas necessidades de outros, e isso atrai as pessoas comuns e os leva a buscar aproximar-se novamente à Igreja”, indicou.

Ela também disse que os dez nomes que seguem aparecendo como os mais comuns no Seguro social (previdência social) americano são Noé, Miguel e Abigail. Segundo a editora, ultimamente, os pais também se sentem atraídos por nomes bíblicos menos conhecidos como Naomi, Caleb, Judite ou Levi.

Como através do Belly Ballot os pais podem compartilhar nas redes sociais com suas familiares e amigos suas preferências de nomes, uma estatística do site assinalou que sobre a base dos dados de 3500 pais registrados, e com um total de 25 mil votos de seus familiares e amigos, em 2014 os nomes bíblicos serão extremamente populares no país. 

História da Europa: 1000 anos em 3 minutos. Fantástico!!

A Europa e o Oriente Próximo viram surgir algumas das mais brilhantes – e das mais perversas – formas de organização humana.Ao longo dos séculos, essas áreas foram cortadas e recortadas por fronteiras e limites que dividiram povos, línguas e culturas.
O vídeo abaixo recupera mil anos da dinâmica geopolítica de boa parte dessa região e retrata a trajetória de territórios, impérios e nações, do nascimento à fragmentação e vice-versa, em igual frequência, num xadrez de permanente impermanência – uma ebulição que as crises, primaveras e conflitos atuais mostram continuar presente.

Depois da Espanha, Noruega também restringe ‘legalidade’ do aborto.


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Os países do norte europeu são conhecidos por adotarem legislações incrivelmente liberais no que diz respeito à moral e costumes, por isso é sempre surpreendente quando medidas mais prudentes são anunciadas pelos governos daquela região. Dessa vez a boa notícia vem da Noruega, que anunciou uma mudança importante na legislação do aborto, tornando a prática mais restrita.
Naquele país, desde 1978, uma mulher pode abortar o próprio filho em qualquer momento da gravidez, inclusive no 8º mês de gestação, bastando uma autorização judicial e a alegação de risco “psíquico” por parte da mãe. Até a 12ª semana de gestação não é preciso autorização nenhuma de ninguém. Nem médico, nem juiz.
O bom senso parece ter dado as caras por lá e num impressionante consenso entre governo e oposição, segundo diz a imprensa europeia, o aborto passa a ser legal “somente” até a 22ª semana de gestação, inclusive nos casos de estupro e incesto. Para qualquer pessoa que reconheça a dignidade da vida humana, a nova versão da lei ainda parece horrível, mas quando comparada à barbárie até então praticada, nota-se um avanço significativo.
Como conta o jornal espanhol La Razón, o estopim da mudança partiu dos profissionais de saúde do hospital universitário de Oslo. Enfermeiras passaram a questionar uma contradição evidente. Enquanto em alguns quartos ajudavam a abortar bebês vivos e saudáveis de até 6 meses de gestação, em outros, faziam de tudo para salvar prematuros com o mesmo tempo de vida. O debate veio a público em 2011. Um ano depois, a então ministra da Saúde montou uma comissão para estudar a situação. A conclusão chegou em abril de 2013, quando o relatório dos especialistas defendeu que a legalidade do aborto deveria ser restringida.
Um trecho do texto da lei revela como a matança de bebês em escala passou a preocupar os noruegueses. “…deve se assegurar que todos os indivíduos recebam orientação ética, educação sexual, conhecimento das questões de convivência e oferta de planejamento familiar para criar uma postura responsável nessas questões,de tal maneira que o número de abortos seja o mais baixo possível”.

Diversão e formação: Cinema e História de mãos dadas. Entenda!

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Que tal estudar todo o conteúdo de História Geral jogado no sofá, comendo uma pipoquinha? Sim, é possível!
Confira abaixo uma lista de 70 filmes que o portal Guia do Estudante preparou para ajudar os estudantes a largar a rotina de livros e apostilas para se divertir um pouco.
Eles estão divididos por período histórico.
Copie e cole o nome de cada filme no YouTube: se não encontrar o filme completo (legendado ou dublado), pelo menos o trailer de cada um você certamente vai encontrar.
Atenção!!  A divulgação dos filmes não significa total concordância com seus conteúdos.
Pré-história
- A Guerra do Fogo
– 10.000 a.C.
– O Elo Perdido
Grécia Antiga e helenísmo
- 300
– Alexandre
– Tróia
Império Romano
– Asterix
– Gladiador
– Átila, o Huno
– Augustus
– Spartacus
Idade Média e feudalismo
– O Incrível Exército de Brancaleone
– Cruzada
– Coração Valente
– Joana D’Arc
– O Sétimo Selo
Grandes Navegações
– 1492: A Conquista do Paraíso
– Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento
Absolutismo na Europa
– O Homem da Máscara de Ferro
– Cromwell
Renascimento
– Dom Quixote
– Agonia e Êxtase
– Shakespeare Apaixonado
Revolução Francesa
– Danton
– Maria Antonieta
– A Queda da Bastilha
Revolução Industrial
– Tempos Modernos
– Germinal
Revolução Russa
– Rasputin
– O Encouraçado Potenkim
– Reds
2ª Guerra Mundial e nazismo
– O Grande Ditador
– A Vida É Bela
– Pearl Harbor
– A Queda
– A Última Bomba Atômica
– Cartas de Iwo Jima
– O Resgate do Soldado Ryan
– Arquitetura da Destruição
– Europa, Europa
Guerra Fria
– Dr. Fantástico
– Os 13 Dias que Abalaram o Mundo
– Boa Noite e Boa Sorte
– Intriga Internacional
– Topázio
– O Dia Seguinte
Guerra do Vietnã
– Platoon
– Apocalipse Now
– Corações e Mentes
Luta dos negros por direitos civis
– Mississipi em Chamas
– Malcolm X
América Latina (1950 a 1960)
– Diários de Motocicleta
– Chove Sobre Santiago
– O Segredo de Seus Olhos
África no século 20
– O Último Rei da Escócia
– Diamante de Sangue
– Hotel Ruanda
– O Jardineiro Fiel
Crise do socialismo e fim da União Soviética
Adeus, Lênin
Conflito entre Israel e Palestina
Lemon Tree
– Paradise Now
– Promessas de um Novo Mundo
Terrorismo e guerras dos anos 2000
Guerra ao Terror
– Restrepo
– Caminho para Guantánamo
– Fahrenheit 9/11

Patrocinadora do Porta dos Fundos reprova vídeo com sátira de Jesus

O ator Gregório Duvivier, que interpreta Jesus Cristo no Especial de Natal do Porta dos Fundos

O Grupo Petrópolis, patrocinador do Porta dos Fundos, reprova o Especial de Natal que satiriza o nascimento de Jesus Cristo.
Em comunicado divulgado à imprensa nesta sexta (10), o grupo que fabrica a cerveja Itaipava afirma respeitar "os princípios de fé" das pessas e que não apoia "qualquer manifestação que venha a atingir esses valores religiosos que se tem como sagrados". Embora repudie a sátira, a cervejaria não deixará de patrocinar o Porta dos Fundos.
A resposta da cervejaria vem após a pressão de fiéis e líderes da Igreja Católica para que a empresa deixe de patrocinar o grupo de humor.
No último domingo (5), o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer questionou em seu perfil no Twitter o caráter humorístico do vídeo. "Será que isso é humor? Ou é intolerância religiosa travestida de humor? Péssimo mau gosto!", escreveu dom Odilo Scherer, que recomendou aos fiéis que assinem uma petição online para que a cerveja Itapiava deixe de patrocinar o Porta dos Fundos.
Até a tarde desta quinta-feira (9), a petição "Diga à Itaipava para deixar de apoiar o ataque ao Cristianismo!" foi assinada por mais de 20 mil pessoas. Já o Especial de Natal do Porta dos Fundos teve mais de 4 milhões de acessos no YouTube.
No vídeo, José (Antonio Tabet) diz que Maria (Julia Rabello) não é mais virgem e tem ciúme de Deus (Rafael Infante), se recusa a deixar os dois sozinhos. Jesus (Gregorio Duvivier) cresce e aparece com uma namorada que trabalha "na esquina", dá uma "carteirada" para entrar numa taberna e fazer a última ceia e, ao ser crucifixado, reclama que a cruz não é de mogno, tem cheiro de MDF.
Leia o comunicado do Grupo Petrópolis sobre o Especial de Natal do Porta dos Fundos:
"Nossa Constituição Federal fixa a liberdade de expressão, impondo limites ao se atingir liberdades e direitos alheios, respondendo cada um por seus atos. O Grupo Petrópolis respeita esses direitos, assim como respeita os princípios de fé de manifestação religiosa de todos.
Dessa forma, o Grupo Petrópolis não endossa e não apoia qualquer manifestação que venha a atingir esses valores religiosos que se tem como sagrados. Portanto, na recente veiculação do programa “Especial de Natal”, do humorístico “Porta dos Fundos”, o Grupo Petrópolis, além de não ter previamente mantido qualquer tipo de contato com seu conteúdo, ainda, não admite que suas marcas sejam relacionadas com tais manifestações, pois não representa o pensamento de seus Diretores.
O Grupo Petrópolis aproveita a oportunidade para manifestar o seu mais profundo respeito por todas as manifestações religiosas."
Fonte: http://noticiasdatv.uol.com.br