“Jesus está voltando, melhor cortar o cabelo” diz o anúncio do salão de beleza Brown, localizado na cidade de Bristol, mas com várias filiais em outras cidades da Inglaterra. Os dizeres são acompanhados por uma imagem de Jesus com os braços abertos envolto em luz.
Para muitos é só uma brincadeira com o evento conhecido como “Segunda Vinda”, prometido na Bíblia. Para outros, uma brincadeira ofensiva e de mau gosto, que ofende a fé dos cristãos.
Um porta-voz da empresa disse que os panfletos com o anúncio foram entregues inclusive nas igrejas locais e que a maioria das pessoas achou “positiva” sua mensagem.
Contudo, a peça publicitária, que também foi estampada em jornais da cidade, ofendeu algumas pessoas, que reclamaram às autoridades.
O caso foi parar na Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regulamente a publicidade no Reino Unido. O parecer do órgão é que ele não violou as orientações dadas às empresas.
Um porta-voz declarou: “O ASA observou que o anúncio mostrava a representação de Jesus banhado em luz e que o texto faz referência à Segunda Vinda. Reconhecemos que algumas pessoas podem achar que o anúncio é de mau gosto. No entanto, consideramos que a maioria dos consumidores entende que era se trata de uma percepção bem-humorada da história bíblica, e não uma paródia da crença cristã. Entendemos que o anúncio provavelmente não gera ofensa grave ou generalizada, por isso concluímos que ele não tinha violado o código de conduta”.
Mesmo assim, grupos cristãos afirmam que o anúncio sugere que Jesus irá julgar as pessoas por sua aparência. “É ofensiva a maneira como é retratada a Segunda Vinda, que é algo muito sério”.
A empresa se disse surpresa com tamanha repercussão e pediu formalmente desculpas, dizendo que “não era sua intenção causar ofensa” e que o anúncio foi “criado para ser algo bem-humorado e não ofensivo”.
Traduzido e adaptado de Telegraph