Parlamento dinamarquês votou por uma margem esmagadora 85-24 para obrigar as igrejas a realizar uniões de casais do mesmo sexo que são idênticas às celebrações matrimoniais heterossexuais.
A lei entra em vigor 15 de junho.
Desde 1997, os homossexuais têm sido capazes de se "casaram" em uma cerimônia de bênção depois do culto normal da igreja .
Sob a nova lei, os sacerdotes podem optar por sair  e de realizar o "casamento" de serviço por razões teológicas. No entanto, um bispo deve providenciar um substituto.
Principal patrocinador do projeto de lei - Igreja da Dinamarca ministro Manu Sareen, que é um agnóstico - chamado a votação "histórica".
"Eu acho que é muito importante para dar a todos os membros da igreja a possibilidade de se casar", disse ele.
O Partido Popular Dinamarquês contra a legislação. "O casamento é tão antiga quanto o próprio homem, e você não pode mudar algo tão fundamental", disse Christian Langballe, porta-voz do partido igreja.
O ex-político Stig Elling disse que era "positivo" que "existem tantos sacerdotes e bispos que estão a favor dela."
"Nós avançamos", disse ele. "É 2012." 
A Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca foi a igreja de Dinamarca oficial do estado desde 1849 .
A aprovação do projeto dinamarquês vem como ativistas pró-família em todo o mundo são alerta de que a agenda homossexual está ameaçando as liberdades fundamentais dos crentes religiosos em todo o Ocidente.
Embora a Primeira Emenda da Constituição dos EUA proíbe o governo de doutrina da Igreja ditando, instituições religiosas já foram submetidos a censura do governo ou ações privadas se recusam a permitir que casais homossexuais para alugar suas instalações para uma cerimônia que profundamente ofende doutrinas da igreja centrais e do casamento e a família.
A cidade de Hutchinson, Kansas, aprovou recentemente uma lei da não-discriminação que exigem casas de culto que alugam as suas instalações ao público para permitir que pessoas do mesmo sexo "casamento" nas instalações.
"Se uma igreja tem um salão paroquial que alugam para o público em geral, eles não podiam discriminar um casal gay que quer alugar o prédio para uma festa", como uma cerimônia do mesmo sexo ou de recepção, de acordo com uma FAQ da cidade sobre a portaria .
Jacksonville, Flórida, está considerando uma lei semelhante .
Em janeiro, o juiz Salomão Metzger governou em New Jersey casa de retiro cristão filiado à Igreja Metodista Unida não poderia se recusar a alugar suas instalações, para  um homossexual no "casamento".