(Realizada na Rádio 98,3)
10-VIII-2011, www.unav.es
1. Você pode resumir brevemente o que a idéia principal da mensagem do Papa em Sydney?
O Papa disse aos jovens para seguir a Cristo não leva pessoas extraordinárias ou perfeito, você só precisa de ser pessoas que sabem amar os outros e Deus que é amor E na perspectiva cristã, isso significa ser dócil ao Espírito Santo, buscar, conhecer, agir com ele. Para colocar a terminologia das Guerras filme Star com o Espírito Santo está presente "o poder da força," o amor sentido. 2. O que Bento XVI disse em Sydney durante os quatro dias ele estava lá?
Ele expressou o paradoxo da situação actual (junto com espanto com a beleza do mundo criado, confiada a penalidade para as feridas da terra, que aparece em vastas áreas destruídas como resultado de um insaciável consumismo. Ele mostra a sua dor, mais ainda, feridas na vida dos indivíduos e da sociedade: a violência e exploração sexual, o relativismo e mentiras, confusão e desespero).
Ele observou que hoje propõe falsos deuses que se desviam da verdade e destruir o amor, o deus dos bens materiais (a ganância, o que afasta os famintos e os pobres), o amor possessivo (não amor, mas de manipulação) e poder injusto (que leva à dominação dos outros e da exploração do meio ambiente natural). Papa oferece aos jovens um plano de vida que se abre para uma grande aventura para, amor e serviço generoso: estamos diante de uma nova era do Espírito Santo pode nos ajudar a superar tudo o que, desde um dedicado e amor autêntico. 3. Qual é o problema da sociedade?
Bento XVI é sempre dirigida a todos e promove uma verdadeira humanidade, que não termina por destruir a si mesmo.
- A não-cristãos, e em geral não-crentes são incentivados a ir além-se e abrir para o mundo espiritual, a Deus que nos dá a verdadeira dimensão da realidade. Sem Deus, a felicidade humana é possível, não há desenvolvimento real ou uma ordem social justa.
- Para os crentes, especialmente os cristãos, chama-nos para nos tornar verdadeira : a acreditar na luz da verdade e do amor no mundo, que vêm de Deus, e agir em conformidade, todos os dias. Ou seja, nós respeitamos a natureza e não destruí-la, e nós respeitamos todas as pessoas, ainda mais do que amor, porque foi desejada por Deus. 4. Como podemos superar a superficialidade do consumismo, insaciável ...?
Isto pode ser alcançado, assim como muitos antes de nós, a abertura a Deus e aos outros. Isto é, deixando de olhar para nós mesmos como o único centro vital do nosso horizonte, e perceber que as pessoas estão do nosso lado que precisamos, material e espiritualmente. Tendo em conta que não temos o direito de ser indiferente e virar as costas sobre os problemas que surgem em nosso caminho.
Acho que foi Terence quem disse o quê, muitos já repetidos, também Antonio Machado: "Eu sou um homem e nada humano" é estranho para mim. Um cristão afirma a convicção de que dá todo o olhar com os olhos de Cristo.
São Josemaria escreveu: "Não gaste indiferente ao sofrimento dos outros Essa pessoa, um parente, colega, amigo ... que você não sabe o seu irmão." (Sulco, 251). 5. O que devemos fazer para que o deserto transforma o espírito verde de nossa sociedade?
Se somos cristãos, mais uma vez começar a conhecer a Deus para compartilhar com Ele a nossa existência e para isso, ler o Evangelho, a adoração de Cristo escondido no tabernáculo, trabalhadores ou estudantes que ser competente, eficaz projetando sua própria vida como uma aventura serviço. não só no longo prazo, mas hoje , amanhã, o que eu faço, realmente, para os que me rodeiam? Ao vivo por quem, o que me move? Como eu passar a minha vida hoje? 6. Quem é para mim o Espírito Santo? Como podemos reconhecer?
O Espírito Santo é a Pessoa divina que se condensa, por assim dizer, o amor de Deus, e nos informar. Com o Pai eo Filho criou o mundo, inspirou as Escrituras, tem feito da vida de Cristo e sempre o acompanhou em sua entrega de seu Pai, e todos os homens foi entregue por nós em Eucaristia, o início de sua Paixão. E ele tem sido acompanhado por seu poder divino para ressuscitar. Agora, o Espírito Santo continua a trabalhar conosco para estabelecer, através da Igreja, uma civilização do amor . E com cada pessoa, começando cada cristão, porque dá-nos muito e é lógico que não vamos estar de volta. 7. Como alguém pode ser renovado pelo Espírito Santo e crescer na nossa vida espiritual?
O Espírito Santo sempre nos conduz a Cristo, mas devemos ser capazes de viver com Cristo, e para isso, eu disse antes, precisamos de oração e os sacramentos, especialmente a Eucaristia ea confissão dos pecados. Portanto, temos mais da metade foi. Depois, pouco a pouco, você tem que seguir o conselho de quem pode, na direcção espiritual. E sentir-se realmente responsável pela missão da Igreja em todo o mundo, para a vida espiritual não pode ser entendida como um "espiritual", isto é, um fechado egoísta para ser "perfeito". Deus não precisa de pessoas perfeitas, mas pessoas que são humildes e capazes de entregar para ele fazer grandes coisas com a nossa parte. Esta será a "nova era" que o Papa estava falando em Sydney. 8. O que acontece se nos esquecemos do Espírito Santo?
Bem, nós não entendemos completamente quem é Deus e como ele queria salvar, isto é, fazer-nos felizes nesta terra, e definitivamente no céu. E não acabar a entender que Cristo é eo que pedimos a cada um. 9. Existe alguma analogia na necessidade foram os apóstolos, Cristo morreu uma só vez, você vê o Espírito Santo, com a necessidade de voltar a renovar a sociedade desprovida de valores, superficial e propenso a laicidade?
De fato, para que você possa ver. Somente o Espírito Santo já estava com os apóstolos, quando Cristo foi. Desde Pentecostes, o Espírito Santo começou a agir de uma maneira nova, através da Igreja (por exemplo, assistir o Papa e os bispos, e cada cristão nas tarefas que são), enquanto que de dentro do coração de cada cristão, no que chamamos a vida da graça. 10. ¿Como o Espírito Santo renovou os Apóstolos a partir de dentro, é necessário renovar a sociedade?
Isso é o que sempre pedimos na liturgia da Igreja, que não cessa de agir, de renovar-nos, mudar os nossos corações de pedra um coração de carne, o que fazemos como enxerto ou transplante de um coração de verdade para um de nossos mais capaz de amar, que é Jesus Cristo. Sim, hoje precisamos de uma renovação especial, para dar o nosso mundo a "alma" necessidades . 11. Qual é a nossa missão como cristãos, somos?
Como São Josemaría pregou a coisa mais importante é ser santo, para santificar nosso ambiente e para ajudar outras pessoas que estão . O Concílio Vaticano II proclamou solenemente a chamada universal à santidade. Agora o Papa está vindo para nos dizer que os verdadeiros reformadores do mundo é santo, sendo aberto a todos aqueles que amam a Deus e aos outros, não na teoria, mas em particular, a cada dia: ser bons pais ou mães família, bons filhos, bons amigos, obras que vivem de misericórdia aos necessitados, sentindo a responsabilidade por todas as pequenas coisas que devemos fazer. 12. Como podemos contribuir para os frutos do Espírito pode encher este mundo ferido e frágil?
Bento XVI gosta de falar sobre a doação de um grande "sim" a Deus com nossas vidas, mas nós pensamos que somos pouco (e nós somos como uma pequena semente de mostarda ou o fermento). Mas com a ajuda do Espírito Santo podemos fazer o nosso pequeno grão torna-se pão para alimentar muitas pessoas . Que alimenta o corpo (em nosso trabalho ea nossa solidariedade, o Papa recordou que ser sensível à pobreza e à fome de muitos) e para alimentá-los em espírito (estamos felizes em ver que consistente) . Para fazer precisam ver que nossa fé não é uma teoria, mas uma luz e uma força que nos impulsiona a mudar as coisas para mudar, começando cada um por si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário