Pichações também foram feitas na Igreja Matriz de Rio Bonito, no RJ. Assunto teve repercussão nas mídias sociais; ocorrência foi registrada.
G1 – A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Rio Bonito, interior do Rio de Janeiro, foi alvo de vândalos na madrugada do último domingo (17). De acordo com a assessoria da Arquidiocese de Niterói, uma cabeça de bode foi encontrada na porta do templo que também foi pichado.
Na parede da capela da Matriz, onde é feita adoração, vândalos picharam o número 666. No monumento dedicado à missão, um pentagrama com o nome de ‘satã’. As palavras ‘Jesus escrativistas’ foram escritas na lateral da igreja, e na porta a suástica nazista. O paróco da cidade, padre Eduardo Braga, disse estar consternado com o ocorrido e já registrou ocorrência na delegacia do municícpio.
”O fato foi um repúdio dos hereges em relação a semana que houve na igreja. Muitas pessoas viram uma procissão e carreata que fizemos e isso deixou muitos insatisfeitos. Essas pichações aconteceram justamente na semana de aniversário da Matriz que tem 246 anos”, disse.
O assunto teve repercussão nas mídias sociais. O padre Rafael Santana, que atua em Cabo Frio, na Região dos Lagos, publicou imagens das pichações na conta pessoal do Facebook e pediu oração. Mais de 200 pessoas compartilharam a publicação dele.
”No mínimo foi uma falta de educação, de respeito, de ódio e intolerância! Será que nós, católicos, também não temos o direito de professarmos a nossa fé? Oremos pedindo ao Senhor que perdoe este tipo nefasto de atitude e quanto aos seus autores, rezemos: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!”, declarou.
Ainda de acordo com a assessoria da Arquidiocese, o caso foi registrado na delegacia como agressão ao patrimônio hisórico. A Polícia Civil recolheu imagens das câmeras da igreja que flagraram o ato de vandalismo. Nas imagens é possivel ver dois homens e uma mulher com roupas e boné pretos. As pichações foram apagadas pela comunidade. A cabeça de bode foi recolhida e descartada por moradores, após a perícia ter ido ao local. A reportagem do G1 não conseguiu contato com o delegado responsável pelo caso.
”Esse afronte será superado. Todas as pessoas da paróquia de Nossa Senhora Conceição irão rezar com mais fé e buscar o perdão de Deus em favor dos autores desse sacrilégio”, encerrou o pároco Eduardo Braga.
* * *
Consternados com o ocorrido do passado (domingo) dia 17 de agosto, quando a Igreja Matriz, justamente na semana do seu aniversário de 246 anos, foi pichada com símbolos satânicos e desrespeitada, com outras duas atitudes sacrílegas, queremos registrar nossa indignação por este fato que mostra uma crise profunda de valores, e que não pode ser repetido.
A Fé dos católicos foi afrontada. O símbolo principal da Cidade foi ultrajado. Perdoamos em nome de Jesus Cristo estes transgressores.
Agradecemos aos policiais de Rio Bonito e Araruama que nos auxiliaram neste momento doloroso. Estendemos também ao nosso Arcebispo, aos sacerdotes do Município e da Arquidiocese que nos prestaram solidariedade.
Gratidão às famílias que permaneceram conosco até a perícia e limparam os ultrajes na madrugada.
Certos de que o Senhor é Deus e de que Nossa Paróquia é movida pelo Seu Espírito, já podemos colher os frutos de vida e santidade que estão por vir.
Pe. Eduardo, Pe. Adriano e toda comunidade paroquial de Rio Bonito.
Rio Bonito, 18 de agosto de 2014.
Rio Bonito, 18 de agosto de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário