quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Primaz da Inglaterra recomenda que Vaticano retire título concedido a apresentador falecido da BBC acusado de abusos.



Dom Vincent Nichols.
Dom Vincent Nichols.
Por The Tablet | Tradução: Fratres in Unum.com - Jimmy Savile poderia ser privado de maneira póstuma de seu título de cavaleiro papal após um pedido ao Vaticano feito pelo Arcebispo de Westminster Vincent Nichols.
Dom Nichols escreveu a Roma perguntando se a honraria do falecido apresentador de televisão poderia ser anulada, tendo em conta o “profundo sofrimento” sentido por centenas de pessoas que afirmam ter sido abusadas por ele quando crianças. Se aceito, Savile — que foi feito Cavaleiro Comandante da Ordem de São Gregório Magno em 1990, em reconhecimento por suas obras de caridade — se tornaria a primeira pessoa a ter a honraria retirada após a morte, embora se acredite atualmente que nenhum dispositivo esteja em condições de fazê-lo.
No sábado, o porta-voz do Vaticano, pe. Federico Lombardi, afirmou: “A Santa Sé… considera as revelações sobre Jimmy Savile muito graves. Ela está profundamente entristecida pelo fato de uma pessoa manchada dessa forma possa, durante sua vida, ter sido proposta para uma honraria pela Santa Sé que, à luz das informações recentes, certamente não deveria ter sido concedida”.
Ele acrescentou que a Santa Sé permanece inflexível quanto à “condenação da Igreja a todas as formas de abusos sexuais e, particularmente, de abusos de menores, como crimes extremamente graves”.
David Cameron, o Primeiro Ministro, indicou no começo deste mês que o título britânico de cavalaria de Savile, que também foi concedido em 1990, poderia ser anulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário