segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Patagônia Chilena Lago desaparece pela segunda vez em um ano



Lago Cachet 2, que perdeu os seus 2.000 milhões de litros de água.  | Foto: Govt.  do Chile
Lago Cachet 2, que perdeu os seus 2.000 milhões de litros de água. | Foto: Govt. do Chile
  • Dentro de 48 horas o lago perdeu sua altura e 2.000 milhões de litros
  • Alerta é mantido pelo aumento do fluxo nos rios da área
Os cientistas investigam um estranho fenômeno que ocorre em alguns lagos chilenos da Patagônia. Lago Cachet 2, localizado na conturbada região de Aysén, cerca de 2.000 quilômetros ao sul de Santiago, misteriosamente esvaziada pela segunda vez este ano. Estações hidrometeorológicas do Conselho Regional da Água, no âmbito do Ministério das Obras Públicas, têm alertado que o processo de evacuação começou no sábado 31 de Março as 23:00 horas .
A agência anunciou que em menos de 48 horas o lago perdeu seus 31 metros de altura. O rápido declínio nos níveis de Cachet 2 foi refletido no aumento dos fluxos no Rio Baker. Na área de Colony River, a taxa de fluxo triplicado, aumentando de 1.100 metros cúbicos por segundo para 3,511 metros cúbicos por segundo.
"Tal como tem acontecido nos últimos anos, o lago é esvaziado em um loop, por isso é relativamente esperado. Como Água Geral monitorar constantemente a situação, permitindo-nos para informar os órgãos competentes e gerar alertas necessário, em casos como este ", afirmou Matias Desmadryl, o CEO das Águas.
A autoridade também disse que, devido ao esgotamento, o Rio Baker continuar a aumentar o seu fluxo , de modo que sugere tomar precauções. Note que esta é a segunda vez este ano registrou o fenômeno ea décima primeira desde que aconteceu pela primeira vez em 2008.
Autoridades chilenas disse o esvaziamento do lago Cachet primeiro 2 do presente ano fiscal encerrado na manhã do dia 27 de janeiro .Devido a isso, cada vez mais comum, a altura da Colônia Lake cresceu 6,6 metros eo rio Baker veio a ter uma taxa de mais de 3.000 metros cúbicos por segundo.

Um túnel de gelo subterrâneo

Eles não são totalmente claras as razões porque o lago é esvaziado Cachet 2. No entanto, presume-se que o aquecimento global tem muito a fazer. Nos últimos anos, calor excessivo e invulgar para a geleira Colonia, que serve como uma barragem natural que contém a água do lago, a quebra de gelo ocorre. Quando alguém da geleira Colonia rachaduras cede à pressão do pleno lago, a água flui em poucas horas por um túnel subterrâneo de oito quilômetros de comprimento, terminando no lago próximo, Colónia. ' O fenómeno esvaziamento súbita conhecido como 'glof' (Glacial Lake Flood Outburst), um colapso violenta de um lago glacial produzido tanto por uma erupção vulcânica (jokulhlaup), ou, como no caso de Cachet 2, por uma fenda invisível pode para causar um rio tsunami '.
O primeiro a aplicar a tese da 'glof' foram glaciologists Andrés Rivera e Gino Casassa, que argumentou que "o esvaziamento é um fenômeno natural em geleiras," favorecido por altas temperaturas durante o verão por muitos dias além dos 33 graus Celsius, o que está se tornando mais comum na Patagônia.
De acordo com glaciologistas, as massas de gelo são flutuando sobre a formação do lago e abrir o túnel disse , através do qual a água é drenada. Este fenômeno é comum no Chile e na América do Sul. Desde 1950, há evidências de processos semelhantes, mas acredita-se que a ocorrência pode ser aumentado devido à mudança climática. Ele explicou que a água não desaparece, mas muda o seu ciclo.
Lago Cachet 2, com 2.000 milhões de litros de água, voltou a desaparecer a partir do Campo de Gelo Norte. Agora moradores temem que o rio Baker , o maior rio no Chile, aumentando seu fluxo e causa danos à propriedade . O Departamento de Água anunciou que vai fazer um acompanhamento contínuo do fenômeno através das estações hidrometeorológicas da rede para comunicar qualquer mudança no comportamento do lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário